Governo de Rondônia
18/05/2024

EXPANSÃO

Rondônia discute potencialidades para investir no Turismo Rural

08 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, se reuniu com integrantes do Movimento Grito da Terra, principal ação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com o intuito de discutir e diagnosticar potenciais para o Turismo Rural no estado.

Júlio Olivar em reunião com representantes do MSTTR para discutir potencialidades do Turismo Rural

Júlio Olivar em reunião com representantes do MSTTR para discutir potencialidades do Turismo Rural

A modalidade vem crescendo em ritmo acelerado no País, e segundo a Organização Mundial do Turismo, o segmento tem grande potencial, e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o campo.

Para Júlio Olivar, as áreas rurais merecem um olhar mais atento, pois oferecem uma gama de vantagens para a economia do estado, e com amplas possibilidades de induzir a visitações, atraindo os turistas para as fontes de produção do artesanato, gastronomia, cultura e, principalmente, o modo de vida no campo.

Os integrantes do Movimento em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), buscaram o apoio da Setur para identificar e selecionar esses polos para posteriormente trabalhá-los como destinos turísticos, ofertando dia no campo, hospedagem e gastronomia típica.

O superintendente explicou que o primeiro passo é conhecer a oferta, e em seguida trabalhar com oficinas de qualificação para preparar os produtores para o Turismo Rural, orientando-os quanto às potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural, a condução de turismo, hospedagem e atendimento ao cliente, entre outras orientações.

“Este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo, uma vez que além de valorizar o setor rural, amplia a economia regional, e diversifica a oferta turística gerando novas oportunidades de trabalho e agregando valor ao produto primário por meio da verticalização da produção”, enfatizou Olivar.

O superintendente também propôs um pacto pelo desenvolvimento do turismo rural, começando pelo inventário que começará a ser feito em dez propriedades do estado e, em seguida, definição do diagnóstico e o plano estratégico.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo