Governo de Rondônia
01/05/2024

DESENVOLVIMENTO

Rondônia debate sobre pontos prioritários para Unidades de Conservação durante eventos

14 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Troca de experiências sobre desafios e oportunidades para a melhoria do SNUC foi uma das temáticas debatida

O Governo do Estado participou da 6ª Reunião do Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizados pelo Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA, no Rio de Janeiro. Os agentes públicos, em especial da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC, cooperaram nos debates, na troca de experiências sobre desafios e propuseram modelos de governança para uma gestão integrada e sistêmica das Unidades de Conservação e áreas protegidas.

Na oportunidade foram discutidas a necessidade de regulamentação dos artigos do SNUC, para evitar divergência na gestão das Unidades de Conservação; a importância da supervisão compartilhada de mosaicos, que podem fortalecer a conservação da biodiversidade no Brasil; e a importância do turismo.

Para o secretário Adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Gilmar Oliveira de Souza, é necessário discutir pontos prioritários para a melhoria da Lei do SNUC. “Precisamos focar, principalmente, na regulamentação dos artigos referentes ao uso do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso – CCDRU, e a entrada de novos moradores em Unidades de Conservação. A gestão integrada e compartilhada é essencial para a conservação da biodiversidade, bem como para o desenvolvimento regional e a geração de renda para as comunidades locais”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Unidades de Conservação – CUC, Melila Braga, a participação do Estado garante uma equipe cada vez mais qualificada a alcançar seus objetivos. “Temos um compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, iniciativas fundamentais para alcançar metas. A participação de representantes de Rondônia na 6ª Reunião do Fórum é um passo importante para que o Estado avance na gestão integrada e compartilhada de Unidades de Conservação e áreas protegidas”, disse

O especialista em desenvolvimento ambiental da CUC, Dárius Augustus, analisou a importância das Câmaras de Compensação Ambiental para a sustentabilidade financeira das Unidades de Conservação. “As trilhas de longa distância possuem um potencial para promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo