Governo de Rondônia
30/04/2024

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Reuniões de câmaras temáticas do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Rondônia são realizadas pela Sedam

11 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As câmaras temáticas representam um avanço importante para o estado de Rondônia

Visando a implementação de políticas mais efetivas e sustentáveis, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental- Sedam,  realizou na primeira semana de agosto, reuniões das câmaras temáticas de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA e Salvaguardas, como sequência das deliberações do III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizado em maio deste ano. Essas Câmaras Temáticas são fundamentais no processo de comprometimento e fortalecimento do Governo do Estado, junto à política de ação climática, cumprindo assim os objetivos da política de governança climática do Estado, que assegura a participação ativa da sociedade civil nas discussões sobre mudanças climáticas e proteção do meio ambiente.

As câmaras temáticas são grupos compostos por especialistas, representantes da sociedade civil e diversas instituições, que atuam como espaços de discussão e tomada de decisões sobre temas específicos. Tem como principal função subsidiar o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas em suas deliberações. Ao realizar as reuniões, esses grupos proporcionam um espaço de debate minucioso e participativo, onde são discutidas questões-chave relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e proteção do meio ambiente.

Ao realizar as reuniões as câmaras proporcionam um espaço de debate minucioso e participativo

As câmaras representam um avanço importante para o estado de Rondônia, uma vez que possibilitam a construção de políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e proteção do meio ambientes de forma mais abrangente e participativa, visando um futuro mais sustentável para o Estado. A realização das primeiras reuniões das câmaras de Serviços Ambientais e Salvaguardas representam um passo significativo para a implementação de políticas mais efetivas em Rondônia.

Com a participação ativa das câmaras temáticas, o estado de  Rondônia avança na formulação e consolidação das políticas públicas voltadas a esse tema, sobretudo no aspecto técnico-científico, promovendo a conservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade mediante a interatividade homem-floresta. Além disso, esses espaços promovem a transparência e a participação da sociedade civil nas decisões, o que fortalece a política de governança climática e garante maior legitimidade às ações do Governo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Vinícius Braz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Cidadania, Ecologia, Educação, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo