Governo de Rondônia
27/04/2024

GEOINFORMAÇÃO

Representantes do Governo de Rondônia visitam Centro de Geoinformação em Manaus para Acordo de Cooperação Técnica entres os Estados

27 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a visita foram apresentadas as instalações e equipamentos do Centro de Geoinformação

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, e da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, visitou nos dias 22 e 23 de Agosto as instalações do 4º Centro de Geoinformação, sediado na cidade de Manaus-AM. A Sedam foi representada pelo Secretário Adjunto de Estado, Gilmar Oliveira de Souza, e pela Assessora Chefe de Projetos Wanda Cristina de Noronha. 

Durante a visita foram apresentadas às instalações e equipamentos do Centro de Geoinformação foi oferecida uma capacitação técnica, além de discussões sobre a linha de ação para o projeto de base cartográfica, com a intenção de aperfeiçoar os métodos utilizados no Acordo de Cooperação Técnica – ACT realizado entre o Exército Brasileiro e o Estado de Rondônia, para construção da Base Cartográfica do Estado. Na ocasião, foram anunciados os custos de produtos e insumos realizados pelo Exército Brasileiro que irão compor a base cartográfica de todo o Estado de Rondônia. 

Visita serviu para tratativas do Acordo de Cooperação Técnica entres os Estados.

Os representantes da Sedam também participaram de uma reunião com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas para celebrar o Acordo de Cooperação Técnica, na qual houveram tratativas para o desenvolvimento de uma plataforma unificada, que possibilitará  armazenamento das informações sobre as áreas de servidão dos Estados de Rondônia e Amazonas. Na plataforma irão constar todas as áreas de servidão para que os produtores rurais que desmataram até julho de 2008 possam regularizar ambientalmente sua propriedade. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Acordo de Cooperação Técnica – ACT, para o Estado vai fomentar a redução do índice de áreas ilegais, uma vez que tais espaços serão passíveis de regularização com a comprovação através da servidão. “O Acordo entre os Estados é um avanço para a preservação ambiental. O documento nos permite buscar medidas conjuntas entres os órgãos envolvidos, para que possamos fortalecer as ações que visem intensificar o mapeamento sistemático da região Amazônica”, destacou.

De acordo com Secretário Adjunto da Sedam, Gilmar Oliveira de Souza, o órgão é responsável pela implantação, coordenação e execução da política ambiental, desempenhando atividades de vigilância, fiscalização e proteção à natureza, compreendida como fauna, flora terrestre e aquática, bem como os recursos hídricos, solos e ar. “A promoção de contatos com entidades públicas e privadas, cujas atividades tenham relação direta ou indireta com a preservação e o controle ambiental torna-se uma medida essencial”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo