Governo de Rondônia
19/04/2024

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Relator do Projeto de Lei Floresta Plantada deve emitir parecer na próxima semana

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa designou na sessão desta terça-feira (4) o deputado Marcelino Tenório, presidente do colegiado, para relatar o Projeto de Lei Ordinária (PLO 200/2015), que institui a Política Agrícola para Florestas Plantadas no Estado de Rondônia, proposta pelo executivo.

A proposta iniciou tramitação na Assembleia Legislativa no dia 21 de outubro.  O deputado Marcelino Tenório disse que pretende apresentar parecer à matéria na próxima sessão, terça-feira (10). “É um projeto importante, sem dúvida. Já conversei com o líder do Governo, deputado Luizinho, sobre o Florestas Plantadas”, declarou.

O governo rondoniense quer transformar em política de Estado, com prazo indeterminado, o projeto Florestas Plantadas, executado desde 2011 no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Na proposta encaminhada, é prevista até mesmo a utilização de unidades de conservação antropizadas, que tem espaço bem degradado, para se plantar florestas. É o que na proposta se chama de áreas alternativas.

Técnicos e empresários do setor florestal veem com bons olhos o Florestas Plantadas, e o governador Confúcio Moura tem o entendimento de que nos próximos anos 40 mil empregos podem ser gerados com a política de plantar árvores. A ideia do PLO 200/2015 é alcançar o pequeno e médio produtor que possuem em suas propriedades áreas degradadas, e que poderiam ser incorporadas ao processo produtivo.

Rondônia está se destacando no plantio de espécies comercializáveis como a teca, pinho cuiabano e eucalipto entre outras.

Saiba mais:
Com áreas públicas para recuperação ambiental e uso comercial, projeto Florestas Plantadas pode virar lei em Rondônia 
Governo propõe lei para criação do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo