09/08/2024

AMAZÔNIA LEGAL

Regularização ambiental e importação de produtos agrícolas foram debatidos por secretários de meio ambiente em câmara setorial

09 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião faz parte das atividades da câmara setorial de Agricultura e Economia Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretários de Meio Ambiente e Agricultura dos estados que compõem a Amazônia Legal se reuniram nesta quinta-feira (8), durante o 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que acontece no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O encontro teve como foco a discussão sobre os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as implicações da nova legislação ambiental da União Europeia para região. A reunião faz parte das atividades da câmara setorial de “Agricultura e Economia Verde” e de “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, do Consórcio Amazônia Legal. Além dos representantes de Rondônia, estiveram presentes delegados dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Os participantes debateram estratégias para aprimorar a implementação do CAR, ferramenta essencial para o monitoramento e regularização ambiental das propriedades rurais na Amazônia. Também foram abordadas as novas exigências da União Europeia em relação à importação de produtos agrícolas, que impõem rigorosos critérios ambientais, o que pode impactar diretamente as exportações dos estados amazônicos. O encontro destacou a importância de uma articulação conjunta entre os estados da Amazônia Legal para enfrentar os desafios e oportunidades relacionados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região, especialmente frente às novas demandas globais por uma economia mais verde e responsável.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração entre os estados da Amazônia Legal é fundamental para que sejam enfrentados os desafios impostos pela legislação ambiental global. “O encontro reforça o compromisso do estado com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. A legislação europeia é um desafio, mas também uma oportunidade para mostrarmos ao mundo a força da nossa agricultura sustentável”, enfatizou.

Segundo o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, apenas com uma ação coordenada será possível preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável. “Estamos diante de uma nova realidade onde a sustentabilidade não é mais uma escolha, mas uma necessidade. O CAR é uma ferramenta vital nesse processo, e o alinhamento com as exigências internacionais é essencial para mantermos a competitividade dos nossos produtos”, salientou.

CÂMARA SETORIAL

Encontro destacou a importância de uma articulação conjunta entre os estados da Amazônia Legal

A coordenadora da Câmara Setorial de Meio Ambiente, secretária de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias destacou que, discutir a legislação anti-desmatamento da União Europeia é também realizar algumas reflexões sobre rastreabilidade. “Pensar em rastreabilidade é pensar o quanto estamos preparados para tal. É necessário alinhamento de conceito e verificar como posicionar estados e governo federal em relação às discussões apresentadas e definir como nos adequar aos compromissos estabelecidos pelo Brasil.”

Também participam da reunião da câmara setorial os representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Green Climate Fund – Task Force (GCF-TF), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Consórcio Amazônia Legal (CAL), Centro de Inteligência Territorial da UFMG, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Superintendência Estadual do Indígena (SI).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller

Agricultura, Água, Cerimônia, Ecologia, Economia, Evento, Fórum, Governo, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Sociedade