Governo de Rondônia
27/04/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Reeducandas e egressas de Porto Velho participam de palestras motivacionais e voltadas a saúde da mulher

03 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reeducandas e servidores em atividade motivacional

Reeducandas e servidores em atividade motivacional

O Setor de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou na manhã dessa terça-feira (2), no auditório da Escola do Legislativo, em Porto Velho, palestras sobre motivação e saúde da mulher alusivas ao “Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher”.

O evento foi coordenado pelos Núcleos de Capacitação e de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas, e teve como público-alvo 29 reeducandas dos regimes semiaberto e aberto, inseridas no convênio entre Sejus e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A assessora de Reinserção Social da Sejus, Mônica Oliveira, afirma que esse é um trabalho pioneiro, mas já tem dado ótimos resultados. “O sistema prisional não foi criado para mulheres, ainda é muito masculino, é preciso mudar essa visão. Aproveitamos para oferecermos essas palestras às reeducandas e egressas com o objetivo de motivar e valorizar cada dia mais essas mulheres que muitas vezes caíram na vida do crime por influência de seus companheiros”, pontuou.

Maísa Soares, coordenadora do Núcleo de Atenção à Mulher em situação de privação de liberdade e egressas, disse que o evento faz parte do calendário nacional de atividades voltadas às mulheres privadas de liberdade. “Com a elaboração dessa minuta é possível adquirir um novo olhar ao sistema penitenciário feminino que precisa de melhorias em muitos setores e a Secretaria se propõe a resgatar com ações inovadoras, inclusive a autoestima das reeducandas”, explicou.

A minuta da Política Estadual de Atenção à Mulher em situação de privação de liberdade e egressas da Sejus foi uma das cinco, entre todos os Estados do País, elaborada em tempo hábil e entregue ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Será apresentada durante a 1ª Oficina Técnica para Ajustes das Minutas das Políticas Estaduais que acontecerá nos dias 8 e 9, em Brasília. A minuta será analisada, pontuada e adequada da melhor forma possível, visando à melhoria do sistema prisional feminino de Rondônia. Além de Rondônia, participam os Estados de Alagoas, São Paulo, Espírito Santo e Pará.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Deane Araújo
Fotos: Deane Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo