Governo de Rondônia
28/03/2024

CONCURSO

Redação Turismo é divulgado para alunos da rede estadual para promover os pontos turísticos de Rondônia

28 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Evento de premiação acontecerá em frente ao Forte Príncipe da Beira com formatura e momento cívico

 

Alunos da rede de ensino do Estado recebem a oportunidade de conhecer Rondônia e seus pontos turísticos por meio do “Redação Turismo”. O concurso de redação está previsto para 20 de setembro nas escolas estaduais dos 52 municípios de Rondônia. Mais de 200 alunos serão contemplados com uma viagem para conhecer o Forte Príncipe da Beira como premiação.

O “Redação Turismo” é uma iniciativa da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) para criar fluxo em determinados pontos turísticos do Estado, de forma a motivar os rondonienses a conhecer Rondônia, trabalhando projetos a curto, médio e longo prazo. O trabalho com o aluno da rede estadual cria o sentimento de pertencimento sobre Rondônia com conscientização.

 

 

“Muito se vê enfoque em eventos curtos, sem continuidade. A intenção é criar uma cultura do rondoniense conhecer Rondônia, por causa do nosso potencial turístico”, garantiu Willian Souza, coordenador de projetos da Setur.

 

 

O concurso de redação é voltado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de toda a rede estadual. As 208 melhores redações, sendo quatro de cada município, ganharão uma excursão para o Forte Príncipe da Beira, como premiação. O tema da redação ainda está sendo trabalhado para o edital que deve ser divulgado no início de setembro, mas adianta-se o desenvolvimento do texto focado nas questões turísticas e no Forte Príncipe da Beira.

Nos dias 5 e 6 de setembro dois professores da disciplina de história de cada município do Estado serão capacitados e orientados a respeito do concurso, conhecendo as potencialidades turísticas, como o Forte Príncipe da Beira, para que preparem os alunos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto às Coordenadorias Regionais de Educação.

Os alunos premiados participarão de uma formatura em frente ao Forte, em um momento cívico com o Exército da 17ª Brigada e aproveitarão um “city tour” na cidade de Costa Marques. Os alunos das quatro melhores redações participarão de um voo panorâmico na região com a Base Aérea. O dia da redação está agendado para 20 de setembro, com realização do evento de premiação em 19 de outubro.

Para se encaixar nas diretrizes do Ensino Médio e auxiliar no Enem, os critérios serão os mesmos do Exame Nacional do Ensino Médio. “Os mesmos professores que avaliam as redações do Enem, avaliarão a Redação Turismo”, explicou Willian.

O projeto só foi possível por meio dos investimentos advindos de emenda parlamentar do deputado Alex Redano, no valor de R$ 52 mil, e parceria com a Seduc, que disponibilizou R$ 60 mil, possibilitando a participação de todas as escolas estaduais.

Leia mais:

 Guia pretende dar mais visibilidade aos pontos turísticos de Rondônia

 Historiadora lembra a época de Teixeirão e defende a importância do patrimônio histórico cultural de Rondônia

 Exposição Cheiro da Mata reúne mais de 25 obras artísticas na Casa de Cultura em Porto Velho

 Mapa Regional de Turismo em Rondônia é aprovado pelo Conselho Estadual e passa por análise do Ministério do Turismo

 Obra no Beira Rio Cultural indica Ji-Paraná como destaque na rota do turismo rondoniense

 Turismo de lazer, saúde e de negócios atraem grande público à “Capital do Café”

 Forte Príncipe da Beira está entre as 18 fortificações brasileiras candidatas a patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Concursos, Cultura, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo