01/05/2024

CIVISMO

Público lota arquibancadas para assistir ao desfile da Independência, em Porto Velho

08 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Desfile 7 de setembro 2015-69

Cerca de cinco mil pessoas assistiram, na noite de segunda-feira (7), ao desfile comemorativo da Independência na avenida Migrantes, em Porto Velho. Organizações militares, escolas estaduais e clubes de serviço participaram da parada cívica, que atraiu também diversos tipos de manifestações, que foram realizadas sem incidentes.

O vice-governador Daniel Pereira, que representou o governador Confúcio Moura, e o general Ricardo Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, passaram em revista à tropa, abrindo o desfile. Em seguida apresentaram-se o Estado Maior das Forças Armadas e um grupo de representantes dos soldados da borracha.

O desfile das organizações militares iniciou com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, seguido do 5º Batalhão de Engenharia de Construção Hsopital de Guarnição, Base Aérea de Porto Velho, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Delegacia dos Portos.

Na apresentação de veículos e equipamentos, os bombeiros, que mostraram técnicas de resgate foram demoradamente aplaudidos. Segundo a organização do evento, cerca de 2.500 militares passaram pela avenida.

Também desfilaram representações da Polícia Rodoviária Federal, maçonaria e União dos Escoteiros. Na parte seguinte se apresentaram o Colégio Militar Tiradentes, Instituto Carmela Dutra, que homenageou o centenário do nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, e as escolas Maria Carmosina, Castelo Branco, Barão do Solimões, a mais antiga de Rondônia, Eduardo Lima e Silva, Daniel Neri, Ulisses Guimarães, Flora Calheiros, Juscelino Kubstchek e Araújo Lima. Juntos, os 11 estabelecimentos levaram para o evento três mil estudantes.

Desfile 7 de setembro 2015-93

A chuva não desanimou o público

O vice-governador disse que o dia 7 de setembro deve levar os brasileiros a uma reflexão sobre a liberdade e a construção de um país forte. Ele disse que Brasil vive um momento problemático, mas que vislumbra uma situação diferente. “Já vivenciamos outros momentos difíceis, que foram superados. Acredito que vamos superar este também”, avaliou.

Segundo Daniel Pereira, Rondônia é a soma de todos os estados do país, por reunir pessoas de todas as regiões. Para ele, é isto que faz com que esta unidade federativa seja diferenciada e apresente bons índices de desenvolvimento em contraponto com o que acontece no restante do país. . O vice-governador arrematou: “Todos dão sua contribuição. Por isso construímos um estado diferenciado”.

O público foi distribuído em arquibancadas e barracas. A organização disponibilizou serviços de saúde para atender casos mais simples. No momento em que uma chuva fina caiu na avenida, as mães com crianças foram convidadas a se abrigarem no palanque das autoridades.

Veja galeria de fotos do desfile

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino