30/04/2024

EDUCAÇÃO

Projeto Dia de Ler. Todo Dia! incentiva a leitura em escolas de Cacoal e Ministro Andreazza

19 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto incentiva a leitura nas escolas estaduais

Nesta quarta-feira (18), oito escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza estiveram envolvidas com a mobilização mundial “Dia de Ler. Todo dia!”. Com o objetivo de incentivar a leitura, a Secretaria de Estado da Educação aderiu ao projeto, mobilizando as escolas de Rondônia.

A ideia é que as escolas despertem o interesse de seus alunos, incentivando e promovendo a leitura no âmbito escolar. “A leitura melhora a qualidade de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural dos nossos alunos. Além disso, desenvolve as habilidades linguísticas como falar, escutar, ler e escrever”, explicou a coordenadora do projeto na Regional de Cacoal, Solange Arnoldt Berlotti.

Em todo o estado de Rondônia, as escolas que se destacarem na elaboração dos melhores projetos, desenvolvendo as melhores ações e envolvendo o maior número de leitores serão premiadas. Cada Coordenadoria Regional de Educação escolherá uma escola para representar a regional na fase estadual. Além de medalhas de Honra ao Mérito, as escolas que ficarem com as três melhores colocações receberão um prêmio da Seduc.

Em Cacoal, a escola Aurélio Buarque de Holanda desenvolveu o projeto através de uma sala temática “Contos de Terror”. Dentro da sala, estavam distribuídos pontos de leitura com poesias, contos, histórias, histórias em quadrinhos, entre outros. A sala foi totalmente organizada e contou com uma decoração “assustadora”, que contagiou todos os visitantes.

Os alunos da escola Clodoaldo Nunes de Almeida também resolveram se engajar no projeto. Cada turma leu e representou uma obra literária. Diversas salas temáticas foram montadas e obras clássicas como “Os Sertões”, “Os Luzíadas” e “Iracema” foram trabalhadas.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Direção das escolas