Governo de Rondônia
27/04/2024

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais é apresentado como estratégia para redução do desmatamento

26 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A iniciativa visa à promoção da regularização ambiental em áreas específicas

Buscando apoiar a regularização ambiental de imóveis rurais nos municípios, o Governo do Estado de Rondônia se reuniu na terça-feira (23), com representantes do Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em áreas de Transição para o Cerrado (Projeto CAR/KFW), para tratar sobre as estratégias de implementação do Projeto no Estado, cujo público-alvo das ações são produtores com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. O encontro foi articulado pela Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Com iniciativa da Sedam, o objetivo é promover a conservação e restauração das florestas e demais formações de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, especialmente no que diz respeito à redução do desmatamento, à manutenção da biodiversidade e redução de emissões de gases. O Projeto é executado com recursos do governo alemão, por meio da Instituição Financeira Alemão de Desenvolvimento, que destina 33 milhões de euros em contribuição financeira não reembolsável para financiar as ações em curso nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia, sob a gestão do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com os Estados e gestão administrativa e financeira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Para o secretário adjunto da Sedam, Gilmar Oliveira de Souza, a iniciativa é fundamental para a promoção da regularização ambiental, em áreas específicas. “Este é um  projeto crucial para enfrentar os desafios relacionados ao desmatamento, biodiversidade e emissões de gases, direcionado para envolver os produtores locais e garantir a abrangência da proposta. Isso é possível, por meio da cooperação entre os órgãos envolvidos e o engajamento da comunidade que será beneficiada”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Ananda Carvalho e Milton Wanzeller
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo