04/05/2024

TURISMO

Projeto “Conexão Etnoturismo” estuda viabilizar potencial turístico em comunidades indígenas do Estado

20 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável

O turismo tem se desenvolvido nos últimos anos e buscando oferecer um novo atrativo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, realiza nos dias 20 e 21 de junho, o evento Conexão Etnoturismo, em Cacoal, com o propósito de promover a integração e alinhamentos das comunidades indígenas para que sejam visitadas por turistas.

Para o governador Marcos Rocha, incentivar o turismo em áreas indígenas traz o resgate da história e fortalece a cultura de Rondônia.  “As comunidades indígenas rondonienses são caminhos que ajudam a contar a história do Estado. Com respeito ao território, as rotas serão instrumentos promissores de turismo, desenvolvimento social e econômico”, ressaltou.

Por enquanto, somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado, onde é possível desfrutar de diversas atrações como: pintura corporal indígena, degustação de alimentos regionais indígenas, danças e venda de artesanatos.

De acordo com o titular da Setur, Gilvan Pereira, o intuito do evento é dar iniciativa para futura implantação de um plano de visitação em outras localidades indígenas. “Nosso objetivo é mostrar para outras comunidades, que elas possuem um grande potencial, e seguindo as recomendações, estas também podem se tornar um atrativo à população em geral”,  afirmou.

As atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável para promover as atividades turísticas; no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo, promovendo assim, atrativos e troca de experiências. O evento vai contar com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre elas, representantes de comunidades indígenas, secretários municipais e estaduais, diretores e demais representantes das pastas do turismo.

Texto: Marina Espíndola
Fotos: Giliane Perin