Governo de Rondônia
28/04/2024

GESTÃO

Profissionalização, transparência e impessoalidade são características do governo de Rondônia, diz chefe da Casa Civil

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A profissionalização da gestão, a transparência e a impessoalidade das ações foram apontadas pelo Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, como as principais características dos quatro anos e meio do governo Confúcio Moura. Castro afirmou que o governador não credita a si próprio os louros da vitória, sempre divide o mérito com a equipe, e sempre diz que qualquer sucesso é mérito de todo o povo rondoniense.

“Isso é muito importante, e são pontos intangíveis que potencializam os demais avanços”, disse.

Emerson Castro, secretário-chefe da Casa Civil

Emerson Castro, secretário-chefe da Casa Civil

Emerson Castro adiantou que o governo só faz a entrega de uma obra quando ela está concluída. E anunciou para 10 de agosto a entrega de moradias populares em Rolim de Moura. “Em todo o Estado são cerca de 20 mil unidades habitacionais construídas em parceria com o Ministério das Cidades, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que deixam o governador muito satisfeito pelo fato de ser médico e ter esse perfil mais humanista”, apontou.

Ele lembrou que a equipe chegou a se emocionar quando uma mulher, com 70 anos, recebeu a chave da casa própria; e outra com três filhos, abandonada pelo marido, e outras com filhos especiais, que têm prioridade, também serem contempladas. “Se fizer uma pesquisa sobre o maior sonho, o maior desejo do cidadão de classe média, atualmente, a resposta é a casa própria”, reforçou.

O Residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana, na zona Leste de Porto Velho, é maior do que pelos menos 18 cidades rondonienses. Assim acontece também com o Título Já, o Cadastro Ambiental Rural, que permitem mais acesso do proprietário ao crédito bancário, à produção de calcário para alavancar o setor agrícola e o avanço do setor da agroindústria com incentivos do governo.

PACTUAÇÃO

Emerson Castro também informou que as equipes do governo fizeram “uma peregrinação” por todo o Estado, após participar de reuniões nas Câmaras Municipais com os setores da população e representantes das Associações Comerciais, mostrando a lei orçamentária anual e pactuando com a sociedade os investimentos mais importantes.

“Então, a transparência, a participação social e o profissionalismo da gestão são as grandes marcas do primeiro mandato de Confúcio Moura; e o que não deu certo está sendo corrigido no segundo, como é o caso do fortalecimento do setor de engenharia, com engenheiros especialistas em algumas áreas que temos um pouco de carência não só no governo, mas no Estado.

O governo precisa de obras de arte mais elaboradas para as pontes, de projetos mais bem feitos para que, mesmo que se demore um pouco mais na elaboração do projeto, se execute a obra em curto prazo. “A população não pede projeto rápido, pede obra rápida. A tolerância é zero nesse caso. Quem precisa de casa quer para ontem”.

O chefe da Casa Civil ainda citou que Rondônia controla suas contas e paga aos servidores em dia, ao contrário de outros Estados, “porque esse é um governo pensado. Muita gente ainda não entendeu a forma de trabalhar do governador, que foi duramente castigado por setores da imprensa, da política, no início do seu governo. Dr. Confúcio criou um Conselho de Desenvolvimento do Estado, no início da gestão, do qual um dos conselheiros era o atual ministro Mangabeira Unger”, disse, lembrando que participou como secretário do Desenvolvimento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo