Governo de Rondônia
27/04/2024

ESPECIALIZAÇÃO

Profissionais da Segurança Pública de Rondônia participam de Curso de Técnicas Não Letais

14 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação terá carga horária de 110 horas, com duas semanas de duração

A especialização dos profissionais da Segurança Pública tem sido uma das prioridades do Governo de Rondônia. Na manhã desta segunda-feira (14), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou a aula inaugural do Curso de Técnicas Não Letais. A capacitação terá carga horária de 110 horas, com duas semanas de duração.

Participam do treinamento, 22 policias militares, 15 policiais civis, quatro militares da Força Aérea Brasileira (FAB), de Porto Velho, dois policiais da Polícia Rodoviária Federal e dois agentes do gabinete de segurança do Ministério Público de Rondônia (MPE).

O curso tem como objetivo principal capacitar policiais militares e civis de Rondônia e demais membros da servidores da Segurança Pública para atuarem como multiplicadores de técnicas não letais, por meio da utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo, especificamente de Espargidores de Pimenta (OC) e de Gás Lacrimogêneo (CS), do Dispositivo Elétrico Incapacitante (SPARK DSK-700) e de munições de impacto controlado, além de técnicas e táticas de defesa, imobilizações e uso de algemas.

Especialização dos profissionais da Segurança Pública tem sido uma das prioridades do Governo de Rondônia

O uso da força faz parte do dia a dia da atividade policial. Nem todas as ocorrências são resolvidas por meio da verbalização ou negociação. Dessa forma, é imperioso conhecer a legislação e a doutrina de uso diferenciado da força e conhecer também as técnicas para o emprego dos instrumentos de menor potencial ofensivo, que são instrumentos projetados ou empregados para terem baixa probabilidade de causar mortes ou lesões graves, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas.

“Percebemos que os agentes a segurança pública precisam saber usar esse tipo de equipamento. Então estamos realizando esse curso para a 1° turma de multiplicadores, para que eles possam repassar esses conhecimentos aos demais”, pontuou o coordenador do curso, major PM Leandro Correia Machado

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, ressaltou a importância de saber manusear os equipamentos. “Estamos honrados em poder proporcionar esse curso aos participantes. Queremos que cada um esteja preparado e tenha condições de aplicar com segurança os instrumentos de menor potencial ofensivo, por meio do uso de técnicas policiais não letais”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cursos, Educação, Evento, Governo, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo