25/04/2024

Professor lança livro de poesias no Abrigo Único

16 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Livro enchente Rio MadeiraO livro “Enchente do Rio Madeira”, composto de poesias que remetem à necessidade de reflexão profunda sobre o desastre que atingiu diretamente mais de 20 mil pessoas em todo o Estado, será lançado neste sábado (17), às 9h30, no Abrigo Único instalado no Parque de Exposições, onde está parte das famílias desabrigadas. O autor é o professor José Dettoni.

jose-detoni-escritor

Professor José Dettoni

A proposta, segundo Dettoni, é possibilitar que sejam observadas as variantes do problema principal, que é a enchente, e, também estimular o debate sobre o futuro que se quer para o planeta.

O livro tem apresentação do coronel Lioberto  Caetano, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual da Defesa Civil. O autor de “Enchente do Rio Madeira” é advogado, com mestrado em filosofia e doutorado em educação.

As poesias abordam, de forma direta, o cenário de destruição que desabrigou pessoas e provocou impactos diversificados na sociedade. A obra foi produzida em tempo recorde e também se propõe a fazer com que o desastre não seja esquecido, mas que indique a busca por ações preventivas para eventos semelhantes que possam futuramente.

O lançamento será realizado em rápida cerimônia, em que José Dettoni fará comentários sobre a obra. O coronel Lioberto Caetano também falará a respeito da relevância do trabalho literário para o momento.apresentação livro

A enchente do rio Madeira provocou, de famílias desabrigadas, impactos na economia do Estado, com consequências diretas nas áreas de transporte, abastecimento de combustível, água e alimentos, entre outros.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes