Governo de Rondônia
20/04/2024

PARCERIA

Procurador Geral de Justiça e Ouvidor do Ministério Público elogiam parceria com a Ouvidoria Geral do Governo de Rondônia

23 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião foi realizada na sede do Ministério Público de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (22), o Procurador-Geral de Justiça, Aluíldo de Oliveira Leite e o Ouvidor do Ministério Público, Procurador Júlio Cesar Amaral Thomé, receberam na sede do Ministério Público em Porto Velho, o Ouvidor Geral Interino do Estado e  representantes das Ouvidorias Públicas rondoniense.

Na pauta foram discutidos o fortalecimento de parcerias entre as Ouvidoria  dos Poderes Independentes e a consolidação da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia. O Procurador-Geral de Justiça do MP, Aluíldo de Oliveira, deu as boas vindas aos participantes, destacando que o MP está de portas abertas para fortalecer os mecanismos de transparência com as demais ouvidorias públicas. Em seguida as discussões foram conduzidas pelo Procurador Júlio Cesar Amaral Thomé, que assumiu recentemente a função de Ouvidor da Instituição.

Ouvidores discutem o fortalecimento de parcerias entre as Ouvidoria dos Poderes Independentes

O  Ouvidor Geral  Interino do Estado e presidente da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia, Bosco Cardoso,  ressaltou  que o governador  de Rondônia, coronel Marcos Rocha,  vem adotando medidas de prevenção e combate a corrupção e a ouvidoria – por ser a porta de entrada de muitas manifestações – exerce um papel importante nesse processo.

“Foram celebrados acordos de Cooperação Técnica  entre a Policia Federal e a Controladoria Geral da União em Rondônia,  com intuito de garantir o desenvolvimento de projetos e ações que possam contribuir tanto para a prevenção e o combate à corrupção, quanto para a promoção da transparência e da ética pública. Além disso, a Ouvidoria Geral do Estado, mantem um alinhamento firme com os órgãos de controle interno e com a coordenação de inteligência do governo”, destacou Bosco Cardoso.

Ele também  elogiou a atuação do  Ministério Público  no que diz respeito às ações de transparência e combate a corrupção no Estado de Rondônia, fato que foi demonstrado durante a  realização do 1º Encontro Rondoniense de Ouvidorias Públicas, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2019.

Participaram  da reunião de trabalho a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública e vice presidente da Rede de Ouvidorias Públicas, Valdirene Oliveira; a Ouvidora-Geral da prefeitura de Porto Velho, Luciane Szymczak Oliveira; a Ouvidora da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Luciana Cavalcante; a Ouvidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Solange Batista, do técnico da Ouvidoria Geral, Italo Luiz e da técnica da Ouvidoria Geral, Domenique Valente.

Na ocasião houve a participação e cooperação das Ouvidorias das seguintes instituições parceiras: Controladoria Geral da União em Rondônia, Governo de Rondônia, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho 14° Região, Defensoria Pública, Assembléia Legislativa, OAB e Ouvidoria Geral da Prefeitura da Capital.

Leia mais:

Governo de Rondônia ouve mais o cidadão, compartilhando informações entre poderes e órgãos fiscalizadores

Encontro reúne ouvidores de todas as esferas de poder em busca do compartilhamento de informações e atendimento  

1º Encontro Rondoniense de Ouvidorias Públicas irá debater combate à corrupção e direitos humanos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Ecologia, Evento, Governo, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo