Governo de Rondônia
28/03/2024

JUSTIÇA

Governo inaugura Centro de Ressocialização em Machadinho do Oeste com a proposta de torná-lo referência nacional

10 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia inaugurou nesta sexta-feira (10) o Centro de Ressocialização Machadinho do Oeste com a missão de transformar a unidade prisional em modelo nacional. Pela proposta, os apenados deverão se ocupar com trabalhos de marcenaria e ser oportunizados na formação escolar.

Centro de Ressocialização de Machadinho do Oeste -fotos de esio mendes (3)

Governador Confúcio falou da importância de se investir mais na educação

O governador Confúcio Moura atribuiu ao diretor Edson Velten Filho as tarefas de acolher os detentos com mais humanidade, de aparelhar o local para que os apenados desempenhem funções na recuperação e fabricação de mobiliário para as escolas estaduais e implantar ensino regular, por meio de parcerias, para que os apenados estudem e se formem.

“Não precisaríamos construir presídios se houvesse mais investimento na educação”, disse o governador Confúcio Moura, referindo-se à aplicação dos investimentos na área educacional em gestões governamentais passadas.

O governador destacou que o modelo das prisões brasileiras ainda é arcaico e remete ao exemplo do século 19, com ambientes superlotados e tratamento desumano aos apenados. “Para conhecer mais sobre presídios, bastam ler Castro Alves, Camões e Graciliano Ramos”, sugeriu.

“Felizmente mantemos o sistema em bom funcionamento se comparar com os momentos críticos em que vivem outros estados brasileiros. Houve a necessidade da construção deste Centro de Ressocialização”, declarou o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha.

O sistema prisional de Rondônia conta com oito novos centros para atender à demanda de adolescentes em conflito com a lei e adultos condenados pela Justiça. Dados da Sejus revelam que atualmente são mais de 11 mil pessoas presas no estado.

O Centro de Ressocialização inaugurado tem capacidade para abrigar 147 detentos em celas coletivas e individuais. Da cadeia pública de Machadinho do Oeste, 90 presos serão transferidos na próxima semana para o novo ambiente. O governo estadual investiu mais de R$ 10 milhões na estrutura. O evento inaugural foi prestigiado por autoridades estaduais, federais e municipais.

Leia mais:

Parlamentares apoiam governo na estruturação de sistema prisional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Cultura, Cursos, Educação, Evento, Governo, Justiça, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo