27/06/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Preservação e desafios ambientais serão debatidos durante a Semana do Meio Ambiente, em Porto Velho

31 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A ideia é promover iniciativas dedicadas à preservação ambiental e sobre questões ecológicas

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, para a qualidade de vida e promover a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados no estado, o Governo de Rondônia realiza de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, na Capital. A ideia é promover uma série de eventos e iniciativas dedicadas à preservação ambiental e conscientização sobre questões ecológicas e climáticas, fomentando o diálogo entre governo, sociedade civil, empresas e instituições acadêmicas sobre políticas e práticas ambientais.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente terá abertura na segunda-feira (3), às 9h, no Auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), com a presença de autoridades e parceiros para a apresentação do plano de trabalho. Na terça-feira (4), a ação vai ocorrer na Escola Tiradentes da Avenida dos Imigrantes, com plantio de mudas para incentivar o reflorestamento. Nos dias seguintes, a as ações vão ocorrer em um shopping da cidade, com apresentação de dança carimbó, exposição de artesanatos indígenas, distribuição de mudas e materiais gráficos, além da exibição de animais peçonhentos.

As ações da Semana do Meio Ambiente são fundamentais para fortalecer o vínculo entre as pessoas e natureza

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Deigna Lais Oliviak, o evento é uma oportunidade para aprendermos juntos como cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável. “A Semana do Meio Ambiente vai oferecer palestras, atividades práticas e ações educativas, abordando temas essenciais como o combate às queimadas e a produção de mudas. A presença da população é fundamental para fortalecer a iniciativa em prol do meio ambiente”, salientou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha as doações de mudas são uma oportunidade para educar a comunidade sobre sua contribuição quanto à manutenção do equilíbrio ecológico. “Nesse viés, o governo estadual tem desenvolvido projetos e campanhas no sentido de propagar não somente a consciência, mas mostrar de fato como praticar tais ações, contribuindo para o despertar de uma consciência de cuidados em relação ao meio ambiente”, pontuou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, as ações da Semana do Meio Ambiente, como palestras nas escolas e atividades práticas, são essenciais para fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza, além de disseminar práticas sustentáveis. “É através da educação e do engajamento da sociedade que podemos construir um futuro mais verde e equilibrado a todos”, destacou.

De iniciativa da Sedam, a programação é organizada pela Ceam e conta com a colaboração de diversos órgãos, com destaque para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), faculdades e empresas ligadas à distribuição de energia.

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller e Adenilson Florentino

Agricultura, Agropecuária, Água, Cerimônia, Cidadania, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade