Governo de Rondônia
26/04/2024

MUNICÍPIOS

Prefeito de Rolim de Moura pede apoio ao governo estadual para enfrentar crise de recursos

29 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

"Luizão do Trento" pede apoio ao governador Confúcio Moura para o município de Rolim de Moura

“Luizão do Trento” pede apoio ao governador Confúcio Moura para o município de Rolim de Moura

O prefeito de Rolim de Moura, Luiz Ademir Schock, o “Luizão do Trento”, fez em audiência, nesta quarta-feira (29), um relato dramático da situação do município ao governador Confúcio Moura. Ele apontou problemas decorrentes da falta de dinheiro para honrar compromissos e recebeu a garantia de que o estado dará apoio neste momento de crise.

Luizão do Trento estava acompanhado dos deputados federais Marinha Raupp e Luiz Cláudio, além dos vereadores João Rossi Júnior, presidente da Câmara Municipal e Cícero Sérgio Lopes, o “Sequessabe”. Eles ajudaram a apresentar o quadro da atual situação do município, que é um dos mais importantes do estado.

O principal problema, segundo o prefeito, é a disparidade entre a folha de pagamentos e a receita. Isto, afirma Luizão do Trento, tem a ver com a distribuição de ICMS, que está em queda.

Eleito na chapa liderada por Cezar Cassol, que renunciou ao cargo em junho deste ano, Luizão do Trento disse que já demitiu pessoal e cortou outros tipos de gastos. Apesar das providências, o quadro ainda é preocupante e tende a se agravar, o que o levará a tomar outras medidas, que ele mesmo define como drásticas.

Para Confúcio Moura, o problema em relação à distribuição de ICMS é comum às administrações municipais e a saída é discutir o assunto com profundidade para encontrar a solução. Ele propôs que o caso de Rolim de Moura seja apresentado à Sefaz com uma análise técnica bem fundamentada. “Este é o relato mais dramático que já ouvi de um prefeito. Temos que buscar meios para prestar a ajuda necessária”, afirmou.

O governador, que foi prefeito em duas gestões no município de Ariquemes, falou sobre os problemas enfrentados na questão financeira e apontou soluções a Luizão do Trento.

UNIÃO

A deputada Marinha Raupp disse que o momento exige união para encontrar saídas para o problema. O deputado Luiz Cláudio lembrou que apresentou emendas para o município e que estes recursos serão importantes para ajudar Rolim de Moura.

Ao final do encontro, Confúcio Moura disse ao prefeito Luizão que o estado oferecerá os mecanismos legais disponíveis para prestar o suporte à administração de Rolim de Moura. Ele também sugeriu que sejam tentadas conquistas com discussões técnicas ao invés das vias judiciais, que são mais demoradas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Indústria, Legislação, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo