10/05/2024

SALÃO INTERNACIONAL DE TURISMO

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

27 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia

Com o objetivo promover as potencialidades turísticas de Rondônia, fortalecer parcerias e atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no Estado. O Governo de Rondônia marca  por meio da Superintendência de Turismo (Setur), marca presença no Salão Internacional de Turismo de Roraima, evento relevante para o setor turístico. Iniciou na sexta-feira (26) e que segue até domingo (28), é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia, através das Rotas Amazônicas Integradas (RAIs), que inclui também, os países da região de fronteira, como Guiana e Venezuela. O evento é realizado pelo Governo de Roraima em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e integra diversos parceiros, incluindo as Secretarias de Turismo dos Estados da Amazônia Legal.

Bruno Montoyama Fotógrafo

As belezas naturais, culturais e históricas de Rondônia estão em exposição em Roraima

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, a participação do Governo de Rondônia no Salão Internacional de Turismo em Roraima é uma oportunidade para estabelecer contatos, trocar experiências e compartilhar boas práticas com outros estados e países presentes no evento. “Entre os atrativos turísticos apresentados pela Setur de Rondônia no Salão Internacional de Turismo em Roraima estão as belezas naturais, culturais e históricas do estado, destacando as oportunidades de ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e turismo cultural”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado de Rondônia é conhecido pela rica biodiversidade, cultura diversificada e suas paisagens exuberantes. “Isso vem conquistando e atraindo cada vez mais turistas para Ronddônia”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

Estão previstas diversas palestras, rodadas de negócios e exposições que destacam as potencialidades turísticas da região, a infraestrutura turística disponível, os projetos de desenvolvimento do setor. Foram debatidos temas importantes, como o Marketing e Inteligência Artificial; Turismo Gastronômico e a Experiência Imeru (café roraimense); Turismo de base comunitária; A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro; e ainda, os avanços do turismo em territórios indígenas e o viajante 4.0 – Tendências de novos comportamentos.

ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS

As Rotas Amazônicas Integradas (RAI), lançada em 2021, reúne um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo. O objetivo é unir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e internacionais. A divulgação das rotas é feita por meio de material trilíngue, que será produzido em parceria com órgãos de turismo.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Gilvan Pereira