25/04/2024

Política voltada ao Terceiro Setor desperta interesse em vereadores de São Miguel do Guaporé

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

12 _ visita vereadores_1024x683

O secretário adjunto de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), Cleiton Roque, recebeu em seu gabinete ontem (19) os vereadores do município de São Miguel do Guaporé, Ismael Crispin e Antônio Correia. Os vereadores vieram conhecer procedimentos adotados pelo Estado para o controle e acompanhamento das Organizações do Terceiro Setor (OTS).

A organização de um treinamento no município para apresentar e aprofundar o conhecimento, tanto de técnicos municipais quanto de membros das entidades, foi uma das alternativas apontadas para incluir as organizações do município no Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos através do Terceiro Setor (Sispar).

O sistema é uma ferramenta tecnológica que exerce o controle das ações e procedimentos previstos pela Lei 3.122/2013.

De acordo com Ismael, existe uma média de 50 organizações voltadas ao Terceiro Setor no município. Neste total, estão incluídos segmentos esportivos, associações de assistência às pessoas especiais, entre outros. A ênfase maior está nas associações de produtores rurais.

O secretário adjunto lembrou que, apesar de muitas entidades serem contempladas com emendas parlamentares, é importante estarem inseridas na política de fomento ao Terceiro Setor de Rondônia.

Vocação

O município de São Miguel do Guaporá, localizado na região central do Estado, é forte na produção de soja, arroz e milho. Segundo os vereadores é preciso o desenvolvimento de mecanismos que mantenham os pequenos agricultores no município.

Para Cleiton, é necessário que a vocação econômica do município seja identificada. “Desta forma, é possível canalizar investimentos e agregar valor aos produtos resultantes desta vocação”, destacou o adjunto.

Texto: Jane Carla
Fotos: Marcela Bonfim