Governo de Rondônia
28/04/2024

CAPACITAÇÃO

Policiais Militares de Rondônia concluem Curso de Operações Ambientais no Mato Grosso

29 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O curso contribuirá para o fortalecimento das ações de combate aos crimes ambientais e conscientização da população sobre a proteção dos recursos naturais

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia – BPA/RO concluíram no sábado (26), o 5º Curso de Operações Ambientais, promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento contou com a presença de 32 policiais militares dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Acre e Rondônia. A capacitação e conhecimentos adquiridos representam um marco importante na trajetória desses profissionais, que estão mais preparados para atuar na preservação e fiscalização do meio ambiente, contribuindo assim, para o fortalecimento das ações de combate aos crimes ambientais.

Dentre os formandos, destacaram-se dois policiais militares de Rondônia, pertencentes ao BPA/RO. O 2° sargento PM Flávio Eterno Ribeiro dos Santos e 3° sargento PM Valdeir da Silva Firme foram reconhecidos pela dedicação e empenho ao longo do curso. Com uma carga horária de 600 horas-aulas e duração de dois meses, uma série de disciplinas ministradas, incluindo legislação e direito ambiental; acidentes e manuseio de produtos perigosos; práticas de direção de veículos e embarcações; além de outros conteúdos relacionados às atividades de policiamento e fiscalização ambiental.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o aprimoramento do servidor público, seja militar ou civil, é de fundamental importância para atender às demandas de nossa população, especialmente a Polícia Militar, pelo seu dever constitucional de estar sempre pronta para os mais diversos chamados de nossa sociedade. Vários são os cursos de qualificação e aperfeiçoamento que temos proporcionado, dentro ou fora do Estado”, enfatizou.

O evento contou com a presença de 32 policiais militares dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Acre e Rondônia

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Padilha, “a participação desses policiais militares de Rondônia no 5º Curso de Operações Ambientais é mais um exemplo da integração entre os estados e do esforço conjunto no que tange ao enfrentamento das questões ambientais”, observou, acrescentando que, a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais dos diferentes estados, fortalece a atuação em prol da preservação do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade.

O comandante do BPA/RO e toda a equipe evidenciou a participação e destaque dos dois policiais pela conquista. O comandante reforçou ainda, o compromisso da instituição em investir na qualificação de seus policiais, visando sempre à excelência no cumprimento de suas atribuições. Destacou que o  compromisso com a conservação dos recursos naturais é essencial para a construção de um futuro sustentável, garantindo assim, um ambiente saudável e equilibrado para as gerações presentes e futuras.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Seção de Comunicação do BPA
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Ecologia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo