Governo de Rondônia
29/03/2024

FORMATURA

Policiais civis e militares de Rondônia e outros estados concluem curso de capacitação voltado para segurança de fronteiras

30 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação teve participação de policiais civis e militares de Rondônia, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Roraima

O Curso de Unidade Especializadas de Fronteiras, oferecido pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foi concluído no início desta semana em Guajará-Mirim, com a participação de 45 policiais civis e militares de Rondônia, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Roraima.

A formação teve como objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuarem na região de fronteira, fortalecendo a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços. Toda a capacitação terá duração de 15 dias. 

A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório do campus Universidade Federal de Rondônia em Guajará-Mirim, e contou com a presença do secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nivaldo Ferreira, o secretário executivo da Casa Civil de Guajará-Mirim, Flávio Dezerte, e o tenente-coronel Carlos Gomes.

Curso contemplou aulas práticas

A formação teve uma carga horária de 96 horas-aula, divididas em módulos teórico, teórico-prático e prático, como: técnicas de entrevista; atendimento pré-hospitalar tático; tiro policial e táticas de confronto armados; técnicas de abordagem, dentre outras. Vale lembrar que, Rondônia faz fronteira exclusiva com a Bolívia por 1.342 quilômetros, são 27 municípios inseridos na faixa de 150 quilômetros, que precisam ser policiados, o que representa uma população maior que 500 mil habitantes.

Os investimentos em reaparelhamento das unidades são fundamentais. Em Rondônia, a Sesdec investiu em construção de torres de rádio comunicação, adquiriu armamentos, embarcações, móveis e equipamentos, além de ter realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, 11 edições do curso de fronteira. A Sesdec, desde o ano de 2013, já realizou no Estado, esses cursos visando preparar os profissionais lotados nas unidades dessa região.

Para garantir a ordem a Sesdec, vem realizando operações, no âmbito do programa VIGIA (Operação Hórus) nos municípios de fronteira. As melhores técnicas e táticas policiais foram transmitidas visando o fortalecimento das ações preventivas e repressivas aos crimes transfronteiriços. Destacamos aqui o empenho de todos os alunos, instrutores, monitores, coordenadores e colaboradores e demais municípios, que proporcionaram o sucesso desta edição nacional, totalizando 423 operadores formados no estado de Rondônia.

O secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes, parabenizou a todos os formandos e fez questão de salientar que o Governador Marcos Rocha tem feito muito pela segurança pública do estado. “É muito bom ver a integração neste curso, ver que o nossos policiais militares e civis de outros estados estão interagindo para aprender a cada dia mais para proteger a nossa sociedade, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia e Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo