CÃO POLICIAL

Polícia Militar de Rondônia inicia mais um curso de Cinotecnia em Cacoal

08 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atuação de cães é considerada um reforço para a Segurança Pública

Aconteceu nesta segunda-feira (8), em Cacoal, a aula inaugural do 4º Curso de Cinotecnia oferecido pelo Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado (PMRO). Até o dia 23 de dezembro, 32 alunos inscritos vão participar do curso que tem como objetivo principal habilitar os profissionais da Segurança Pública a exercerem as atividades com cães, com base nos conhecimentos adquiridos no manejo e adestramento dos animais.

O  treinamento será ministrado no Canil Central da PM, na sede do 4º Batalhão em Cacoal. Ao todo, serão 300 horas de formação, com aulas teóricas e práticas, de segunda-feira a sábado. Entre as disciplinas estão: Teoria Canina, Técnica e Prática de Adestramento, Noções Técnicas de Faro, Psicologia Canina, Emprego PM do Cão, Noções de Veterinária Canina e Administração de Canis.

“O Canil Central da PM, mais uma vez cumpre uma de suas missões, que é formar novos cinotécnicos. Profissionais que vão usar o conhecimento adquirido para atuar em todas as regiões de Rondônia”, enfatizou o comandante do 4ºBPM, major PM João Carlos Rodrigues Matos.

Participam do curso 32 alunos, onde têm aulas teóricas e práticas

Atualmente, a PM conta com aproximadamente 40 cães. Os animais são um grande reforço em prol da Segurança Pública, sendo muitas vezes cruciais para a identificação de substâncias ilícitas (drogas), captura de foragidos e de pessoas desaparecidas e ainda diversas outras ações. Em Cacoal, a Polícia Militar também desenvolve o projeto “CãoTerapia”, que neste período de pandemia foi paralisado, mas deve retornar em breve oferecendo terapia assistida por animais.

“Fizemos um grande esforço para oferecer o curso neste final de ano e espero que dia 23, às vésperas do Natal, estejamos todos aqui novamente para a conclusão de mais este Curso de Cinotecnia. Para o ano que vem, a previsão da Polícia Militar é para que sejam ofertados mais dois cursos para a formação de cinotécnicos”, destacou o coordenador regional de Policiamento (CRP), coronel PM Paulo André.

Participam do 4º Curso de Cinotecnia da PM, policiais militares dos batalhões de Ji-Paraná (2ºBPM), Vilhena (3ºBPM), Cacoal (4ºBPM), Guajará-Mirim (6ºBPM), Ariquemes (7ºBPM), Rolim de Moura (10ºBPM), São Miguel do Guaporé (11ºBPM) e do Batalhão de Fronteira e Divisas. O curso conta ainda com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade