Governo de Rondônia
16/04/2024

fronteira

PM de Rondônia conclui missão na Operação Ágata 8

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8 - comandanteA Polícia Militar de Rondônia teve importante participação na Operação Ágata 8, concluída no da 21 passado, e que mobilizou efetivo das forças armadas na intensificação da presença do Estado nas calhas fluviais e na faixa de fronteira em todo o país. Na Região Norte, a ação concentrou-se na área sob responsabilidade do Comando Militar do Norte. O contingente rondoniense foi composto por 30 policiais militares e seis cães farejadores, que apoiaram os demais organismos envolvidos nas ações de fiscalização.

Revezamento

Durante a operação Ágata 8, os policiais militares auxiliaram em tarefas distintas. O efetivo masculino ficou comprometido com a confecção e registro de documentos policiais, enquanto as policiais femininas foram voltadas para o auxílio na revista a mulheres.

Os policiais ambientais atuaram na fiscalização de documentos de transporte de madeiras e animais. Outro grupo da PM trabalhou, com o auxílio de cães farejadores, na revista a veículos e objetos pertencentes aos motoristas. O contingente fez revezamento regular, sem prejuízo da operacionalidade da operação.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Luiz Brum Prettz, diz que participar da ação conjunta e apoiar as Forças Armadas foi muito mais que fazer policiamento e proteger cidadãos. “Trata-se de uma demonstração de civismo e nacionalismo, pois contribuímos para retirar de circulação aqueles que insistem na prática delituosa, seja contrabando, descaminho ou transporte irregular de riquezas minerais e vegetais e ainda animais.”

Apoio

O coronel Prettz considera ainda que este foi um momento ímpar de integração e exercício de segurança pública, voltado em especial à Faixa de Fronteira. “A Polícia Militar de Rondônia estará sempre pronta ao chamamento das Forças Armadas para essas ações e operações integradas.”

A Operação Ágata é uma ação conjunta, que mobiliza Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em cooperação com os órgãos de segurança pública e agências do Estado brasileiro para intensificar a presença do Estado nas calhas fluviais e na faixa de fronteira. Integram ainda o trabalho representações do Ibama, ICM Bio, Abin, Receita Federal e outros.

A participação da Polícia Militar de Rondônia foi solicitada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e determinada pelo governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura.

A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, conforme Decreto Presidencial, com objetivos de prevenção e repressão aos crimes praticados na Faixa de Fronteira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz e Lenilson Guedes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Polícia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo