Governo de Rondônia
22/01/2025

TURISMO SUSTENTÁVEL

Pesca Esportiva é a principal atração da ExpoTurismo Rondônia 2024

28 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Pavilhão da Pesca dentro da 1ª Expo Turismo 2024 contará com 18 expositores entre lojistas, hotéis e pousadas de pesca do estado de Rondônia

Evento promete reunir pescadores esportivos e entusiastas de todo o Brasil, fortalecendo a prática sustentável e o turismo local

A 1ª ExpoTurismo Rondônia será realizada nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2024, no Centro de Eventos Soraia Vilela do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Porto Velho. O evento destaca o potencial turístico do estado com foco em diversas atividades, incluindo a pesca esportiva e promete reunir pescadores esportivos e entusiastas de todo o Brasil, fortalecendo assim, a prática sustentável e o turismo local.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha demonstrou entusiasmo sobre o evento. “Estamos empenhados em promover o turismo sustentável, e a pesca esportiva é um fator fundamental nesse processo. A ExpoTurismo Rondônia 2024, será um marco para o estado”, pontuou.

Segundo o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira a pesca esportiva em Rondônia tem um enorme potencial. “Este evento é apenas o começo de muitas iniciativas que estão por vir”, destacou.

PAVILHÃO ESPECIAL

O Pavilhão da Pesca dentro da 1ª ExpoTurismo 2024 contará com:

● 18 expositores em estandes 3×2 dentre eles lojistas, hotéis e pousadas de pesca do estado de Rondônia;

● 2 espaços medindo 3×2 para um showroom dos lojistas, visando a demonstração de equipamentos de pesca esportiva, mostrando as últimas novidades do mercado;

● Piscina infantil para pescaria com varas de bambu, com premiações;

● Exposição de barcos, caiaques, jet-ski, motores para caiaques;

● Vitrines com lançamentos diversos de materiais de pesca nos estandes;

● Promoções de pacote de pesca nos stands de pousadas;

● Palestras, interações, workshops e afins, com renomados pescadores Nelson Nakamura e família e Fábio Baca;

● Networking com os lojistas do estado de Rondônia;

● Painéis Informativos com informações sobre os programas governamentais de incentivo à pesca esportiva;

● Apresentações de especialistas para falar sobre o potencial do estado durante o evento;

● Workshops e Oficinas sobre técnicas de pesca, conservação ambiental e uso sustentável dos recursos;

● Competições e Demonstrações: Torneio de Arremessos na piscina de arremesso, com a presença e dicas da Família Nakamura, com premiações nas categorias infantis, adulto feminino e adulto masculino, durante a feira para atrair a atenção e envolver os participantes;

● Espaço kids;

● Espaços instagramáveis;

●Espaço decorado com o título “História de Pescador”, um ambiente para descontração e descanso, com puffs e redes para circulação de pessoal.

O circuito, que teve sua primeira etapa em Jaci-Paraná, nos dias 1º e 2 de junho deste ano

FOMENTO

Para promover a pesca esportiva, o governo de Rondônia tem implementado várias ações. Entre elas, destinação de R$ 803.791,40 (oitocentos e três mil, setecentos e noventa e um reais e quarenta centavos), à Associação dos Condutores de Turismo de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia (ACPE/RO), para realização do 1º Circuito Rondônia de Pesca Esportiva. O circuito, que teve sua primeira etapa em Jaci-Paraná, nos dias 1º e 2 de junho, e a segunda etapa em Pimenta Bueno, será  realizada nos dias 29 e 30 de junho.

Além disso, houve apoio a torneios e campeonatos municipais, como o realizado em Ji-Paraná, em 28 de abril de 2024, e o 3º Torneio de Pesca Esportiva de Cacoal, em 23 de junho de 2024, em parceria com a Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (ASDEC).

PLANEJAMENTO

Entre as iniciativas em andamento, destaca-se o Chamamento Público “Gigantes de Rondônia”, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder), que inclui quatro etapas em diferentes municípios: Pimenteiras do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim. Este projeto busca fortalecer, ainda mais, a prática da pesca esportiva no estado.

O governo do estado deve continuar investindo em infraestrutura e promoção de eventos, além de trabalhar na conservação ambiental e regulamentação da pesca. A pesca esportiva em Rondônia se destaca pela diversidade de espécies, como Tucunaré, Dourado, Pirarucu e Jaú, atraindo pescadores de várias partes do Brasil e do mundo.

POTENCIAL

Rondônia é um estado privilegiado pela riqueza de seus rios, como o Madeira, Guaporé, Mamoré e Jaci, que abrigam uma diversidade de peixes esportivos. A prática do “pesque e solte” tem sido promovida, contribuindo para a conservação das espécies e ecossistemas aquáticos.

Com a realização da ExpoTurismo Rondônia 2024, o estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da pesca esportiva, promovendo a conservação ambiental e a valorização de seus recursos naturais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça e Gisele Louise
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Costa Marques, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Pesca Esportiva, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Piscicultura, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, São Francisco do Guaporé, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo