Governo de Rondônia
22/01/2025

MEIO AMBIENTE

Período de restrição à extração de madeira dos projetos de manejo sustentável começa dia 31

05 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

As datas foram discutidas e analisadas junto ao setor produtivo do estado

O Calendário Florestal em Rondônia começa no dia 31 deste mês e vai até 1º de abril de 2020, restringindo as atividades de extração, retirada e transporte de madeira em tora dos projetos de manejo sustentável para a comercialização direta ou estoque em pátios alternativos.

Regulamentado pela Portaria 35/2018/Sedam-ASGAB (página 95), o calendário estabelece o período de restrição às atividades, não sendo aplicado à exploração de florestas plantadas. As datas foram discutidas e analisadas junto ao setor produtivo do estado para evitar impactos no ato da extração de madeira.

Durante o período de restrição, não haverá emissão de Autorização de Exploração (Autex), de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e de Plano de Exploração Florestal (PEF). O período de safra fica estabelecido de 1º de abril até 31 de dezembro de cada ano.

No entanto, a Portaria prevê a possibilidade de continuidade ao transporte da matéria-prima, mas é necessário que produtor se antecipe com a solicitação de liberação até o último dia útil do ano, pedindo a homologação de pátio junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Os casos de excepcionalidade serão analisados pela Sedam, no que se refere aos procedimentos complementares às atividades de Exploração de PMFS e do PEF, quanto à liberação de pátio de estocagem, durante o período de restrição para o devido transporte da madeira, nos casos de risco de perecimento do produto florestal, comprovado após vistoria técnica a ser realizada pelo órgão ambiental do Estado.

As análises referentes ao projetos de PMFS não são pausadas, viabilizando o procedimento de vistoria e análise processual em qualquer época do ano. O Documento de Origem Florestal é a única licença válida para o transporte e armazenamento de produtos de origem florestal.

 

Leia Mais:

Produtores rurais de Rondônia são dispensados de outorga para uso considerado insignificante de recursos hídricos

Governo de Rondônia participa do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em São Luís (MA)

Ministro do Meio Ambiente reúne governadores para debater ações de proteção e desenvolvimento da Amazônia

Sedam participa da construção de projetos para o próximo biênio do Programa Paisagens Sustentáveis


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Rosinaldo Machado e arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo