Pedestres e condutores recebem instruções sobre segurança nas faixas

24 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A ação foi executada por educadores da Escola Pública de Trânsito e contou com a participação dos agentes de trânsito da Dtfat

Com o objetivo de conscientizar pedestres e condutores sobre a segurança nas faixas de pedestres, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou na terça-feira (23), uma Ação Performática e Pit Stop, nas avenidas José Vieira Caúla e Prefeito Francisco Chiquilito Erse, em Porto Velho.

A ação foi executada por educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) e contou com a participação dos agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Alex Silva e Marilene de Oliveira, que promoveram segurança aos condutores.

Educadores orientaram condutores sobre respeito aos pedestres

Durante o evento, foram entregues panfletos informativos e educativos aos motoristas e motociclistas, alertando sobre a importância de reduzir a velocidade e dar preferência ao pedestre na travessia. “A iniciativa faz parte do compromisso do Detran/RO em promover um trânsito mais seguro e colaborativo, onde pedestres e condutores se respeitam e se responsabilizam”, explicou a diretora da EPT, Junaia Freitas.

A diretora afirmou que, “a ação performática e o pit stop são formas de sensibilizar a população para a cultura de trânsito seguro, incentivando o uso adequado das faixas de pedestres”. Ela agradeceu a presença dos agentes de trânsito e dos condutores, que contribuíram para a construção de um trânsito mais consciente.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes destacou que, a ação reflete o compromisso do Departamento em levar orientações educativas à comunidade para uma conscientização e consequentemente, o respeito às faixas de pedestres.

As atividades educativas da EPT estão fundamentadas na Resolução nº 1.000, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2024. O diretor-geral também elogiou a distribuição de informativos pelos educadores de trânsito e a interação com motoristas e motociclistas. “Atitudes que são essenciais para promover práticas responsáveis de nossos condutores”, finalizou.

Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa

Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito