Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

“Paz no trânsito começa por você” é tema de encontro pedagógico para servidores que atuam como educadores de trânsito

23 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A EPT organiza Encontro Pedagógico para educadores de trânsito em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realiza na terça-feira (27) às 8h, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, o Encontro Pedagógico com o tema “Paz no trânsito começa por você”. O evento reunirá servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT) que atuam em todo o Estado para discutir e aprimorar as metodologias de ensino utilizadas nas ações educativas de trânsito.

Para o governador Marcos Rocha, as ações do Detran-RO demonstram que escolhas corretas e prudentes no trânsito são fundamentais para proteger a vida de todos. “As ações são importantes para reforçar as medidas de precaução no trânsito, consideradas essenciais para reduzir risco de acidentes. Todo o trabalho é voltado para melhor conscientizar a população para um trânsito mais seguro”, salientou.

A diretora da EPT, Junaia Freitas explicou que, o encontro terá uma programação abrangente, com atividades teóricas e práticas, incluindo palestras sobre temas relevantes à educação de trânsito; oficinas para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino; e momento de interação e troca de experiências entre os servidores.

PRÊMIO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

O evento também marcará o lançamento do Prêmio Detran-RO de Educação de Trânsito 2024, que busca fomentar iniciativas, projetos e produção técnico-científica, voltados à educação de trânsito. “Nosso objetivo é incentivar organizações públicas e privadas a aderirem ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), estimulando toda a sociedade ao propósito de redução dos sinistros de trânsito”, explicou Junaia Freitas.

A ideia é premiar as melhores práticas, cujo público engloba estudantes da rede pública e privada, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Acadêmico, Terceira Idade, educador, cidadão, ciclista, condutor, mascote da educação de trânsito e Melhor Instituição de Ensino, nos 52 municípios de Rondônia.

CALENDÁRIO 

Na ocasião, também será lançado o Calendário Anual de Atividades e Cursos da EPT, para 2024. O calendário apresenta um conjunto de ações, cursos e campanhas que visam promover a educação de trânsito em todo o Estado, com foco em:

  • Conscientização sobre os perigos do trânsito;
  • Promoção de comportamentos seguros; e
  • Redução dos índices de sinistros de trânsito.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou que, a Autarquia é referência em formação de condutores especializados e ações de educação de trânsito. “Promovemos um trânsito mais seguro e humanizado para todos, por meio de ações educativas inovadoras, capacitação de servidores e, formando parcerias com a sociedade civil. Dessa forma, continuamos prestando serviços aos rondonienses”, frisou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo