Governo de Rondônia
01/05/2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Parque Estadual Serra dos Reis recebe visitas coordenadas por equipes da Sedam

14 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As visitas são organizadas por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação 

Com o intuito de promover visitas guiadas ao Parque Estadual Serra dos Reis – PESR, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, está realizando  ações guiadas no mês de setembro. A ação conta com visita de grupos de estudantes, compostos em média por 24 alunos e cinco docentes, pertencentes ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA José Alves de Almeida, localizado no município de Costa Marques. As visitas ao Parque, que é uma Unidade de Conservação, são organizadas por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC.

O parque está situado entre os municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, e é gerenciado pela Sedam. Durante a visita, os grupos receberam orientações sobre Unidades de Conservação – UC, suas categorias, importância e objetivos; sendo mencionado em específico, o Parque Estadual Serra dos Reis. Além disso, os estudantes e docentes puderam conhecer um pouco das ações efetuadas pela Sedam, como: Sinalização das Unidades de Conservação, Monitoramento e Fiscalização Ambiental, Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, Educação Ambiental, entre outras. 

Para o governador de Rondônia, Marco Rocha, as visitas ao parque auxiliam no processo de entendimento acerca da importância no que tange às Unidades de Conservação.  “O Parque Estadual da Serra dos Reis é fundamental para a manutenção de áreas protegidas, fonte de pesquisa e possível espaço de ecoturismo, dessa forma, estimulando ações que promovam um senso de conscientização e preservação das UCS”, disse.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lago reforçou que, além das políticas de fiscalização e monitoramento das Unidades de Conservação, o trabalho de Educação Ambiental voltado à população tem relevância para a preservação das florestas. 

Para a coordenadora de Unidades de Conservação, Melila Braga Alves e Silva Mendes, apoiar e desenvolver ações de visitação, educação ambiental e turismo no Parque Serra dos Reis é necessário, principalmente no que tange ao sentimento de pertencimento da comunidade às Unidades de Conservação . “É necessário que, alunos e população em geral das cidades onde se encontram localizadas as Unidades de Conservação possam conhecer e compreender a relevância das áreas protegidas, para as presentes e futuras gerações”, destacou. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sedam
Fotos: Arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo