Governo de Rondônia
31/01/2023

RETROSPECTIVA

Parceria entre Detran e Mapfre no ‘Programa de Educação Viária é Vital’ forma cidadãos mais conscientes no trânsito

30 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Projetos Educação Viária é Vital coloca Rondônia entre os dez melhores do Brasil

Depois de impactar mais de 100 mil educadores e mais de 4 milhões de alunos no Brasil, o Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre, chegou em Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia com a missão de treinar e formar educadores que estão multiplicando os conhecimentos nas instituições de ensino da rede pública e privada do Estado.

A parceria firmada em Brasília, em 2019 entre a diretora-geral adjunta do Detran/Rondônia, Benedita Oliveira e Renato Fernandes, diretor da Fundação Mapfre, rendeu para Rondônia a capacitação de centenas de professores da rede pública e privada de ensino, nos 52 municípios e de milhares de alunos do ensino infantil, fundamental e médio, onde o Estado de Rondônia teve cinco projetos classificados no referido ano, sob a coordenação da então Diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudiene Dias da Silva.

“Quando o governador Marcos Rocha me nomeou como diretora-geral adjunta no Detran Rondônia, ele me disse; vamos trabalhar educação para o trânsito, temos que formar pessoas conscientes e feito isso, a Fundação Mapfre é um dos projetos”, afirmou Benedita Oliveira.

Por causa da pandemia em 2020, a capacitação foi suspensa. Em 2021, foi realizada de forma virtual, mas não deixou de atingir o seu objetivo e em 2022, o Programa Educação Viária é Vital voltou a atender os critérios e uma metodologia única para o País, com formação de Educação a Distância – EAD, mas com apresentação do projeto de forma presencial, que estimulam o desenvolvimento de projetos para o trânsito, com a participação dos alunos e da própria comunidade.

A professora Claudiene Dias da Silva, juntamente à Sandra da Silva Duarte são responsáveis por apresentarem o Programa Educação Viária é Vital, no Estado de Rondônia aos professores. O programa é realizado em duas etapas distintas, o qual  objetiva realizar ações educativas e projetos voltados ao desenvolvimento de competências, quais sejam facilitadoras para as vidas de alunos, professores e comunidade em geral.

Neste ano, mais de 300 professores participaram da capacitação e envolveu mais de quatro mil alunos na execução dos projetos, sendo que dois destes de Rondônia, ficaram entre os melhores 10 projetos do Brasil. O Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá de Ariquemes; com o projeto, Trânsito para vida: Dirigindo a caminho de um futuro melhor e seguro.

O outro selecionado foi da Escola Municipal José de Souza Silva de Tarilândia; “Trânsito Vialândia”, que foi desenvolvido por professores de educação Infantil pré I e II e Ensino Fundamental e tem como finalidade, conscientizar os alunos e comunidade em prol de um trânsito que seja menos agressivo ao meio ambiente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Alex Laborda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe