Governo de Rondônia
26/04/2024

SEGURANÇA

Para uma viagem segura, Detran orienta condutores a realizarem manutenção de veículo

16 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Realizar a manutenção do veículo para transitar com segurança é obrigação do condutor

Está pensando em aproveitar o feriado de Carnaval para viajar? O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia orienta aos motoristas sobre a importância da manutenção veicular para que você tenha uma viagem segura.

O governador Marcos Rocha lembra que, o Código de Trânsito Brasileiro – CTB classifica como infração grave conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. “Se você prima pela sua segurança e de sua família,  a manutenção de seu veículo já deve fazer parte de sua lista de coisas importantes. Caso contrário, saiba que,  além do desgaste das peças e da possibilidade de se envolver em um sinistro, ainda há o registro de 5 pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e o prejuízo financeiro, já que a infração gera multa de R$195,23”, informou o governador.

O agente de trânsito, Isac Barbosa, orienta que a revisão do veículo deve ser realizada a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados, devendo o condutor estar atento para o que vencer primeiro. “Outra dica, é se apropriar das informações contidas no manual de seu carro, pois o bom condutor está atento aos detalhes. Observar diariamente a calibragem dos pneus, fluídos, todo o sistema de iluminação e freios de seu veículo garantirá maior segurança para você e sua família”, destacoua.

É importante que o motorista conheça o tipo de manutenção que pode ser feita no veículo:

  • Preditiva, trata-se da revisão periódica prevista no manual do automóvel, onde será realizada a troca de óleo, correia dentada, alinhamento e balanceamento.
  • Preventiva, tem o objetivo de evitar a quebra do veículo e de seus equipamentos, o que poderá causar transtornos em seu desempenho. “Essa manutenção, além de evitar acidentes e dores de cabeça ao motorista, também tem um custo menor, já que antecipa problemas maiores e mantém o veículo em boas condições de uso”, lembrou Isac Barbosa.
  • Corretiva, que lamentavelmente é a mais onerosa, acontece quando o equipamento não funciona mais e deve ser substituído ou consertado.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida esclarece que, manter o veículo em condições seguras para uso é de responsabilidade do condutor. “Está previsto no artigo 27 do CTB, que, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o motorista deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”, pontuou Paulo Higo.

DIREÇÃO DEFENSIVA

Prática também conhecida como direção segura, a direção defensiva é o conjunto de regras que prima pela segurança no trânsito, e isso inclui a manutenção do veículo e a conduta do motorista ao dirigir o automóvel, mantendo uma postura correta e segura frente à direção, no que diz respeito à ergonomia, bem como conhecer e obedecer às leis de trânsito.

O diretor-geral do Detran salienta que, o condutor mantenha uma atitude cordial e positiva ao dirigir, não se envolvendo em brigas e mantendo o nível de stress baixo. “No trânsito, escolha a vida”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo