Governo de Rondônia
28/04/2024

SEMANA DO TRÂNSITO

Palestras lúdicas e pit stop são intensificados em alusão à Semana Nacional de Trânsito

21 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Nas palestras lúdicas, alunos são orientados sobre bons comportamentos no trânsito

Foram intensificadas as ações educativas como palestras lúdicas pelos educadores da Escola Pública de Trânsito – EPT e pit stops realizados com o objetivo de divulgar a importância da Semana Nacional de Trânsito. Na segunda-feira (18), os alunos da Escola Infantil Santa Margarida participaram das atividades propostas pela equipe de campanhas educativas, que, utilizando abordagens lúdicas e interativas, demonstraram a importância da travessia segura da faixa de pedestres e do uso de dispositivos de segurança, como cinto de segurança, cadeirinha e capacete.

Na terça (19), a escola infantil Cosme e Damião também foi contemplada com uma palestra lúdica. No total, 190 alunos das duas escolas participaram da palestra, que aconteceu pela manhã e tarde. Ao final de cada palestra, uma bicicleta foi sorteada entre os alunos. A campanha é promovida pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO.

O governador Marcos Rocha destacou o compromisso do Departamento para redução do número de sinistros de trânsito. “No trânsito, escolha a vida, vai além de um slogan, deve ser um mandamento diário de cada um de nós, diariamente, no trânsito de nossa cidade. Seja como motorista ou pedestre. A prioridade deve ser sempre a vida”, pontuou.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes comentou acerca do comprometimento do órgão quanto à diminuição do número de sinistros, principalmente no quesito trabalho de conscientização. ‘Estamos comprometidos em reduzir os acidentes de trânsito e promover um tráfego mais seguro. Iniciar esse trabalho com as crianças é fundamental para uma sociedade mais consciente. Educar as crianças desde cedo sobre a segurança no trânsito é investir no futuro. Queremos formar cidadãos conscientes e responsáveis, e essa ação é um passo significativo nessa direção”, referenciou. 

A diretora da escola Santa Margarida, Marilene Vieira dos Santos  ressaltou a participação dos estudantes nas atividades. “A interação das crianças com as atividades lúdicas foi maravilhosa, e esperamos continuar colaborando para um trânsito mais seguro”.

A palestra lúdica que apresentou situações que comprometem a segurança no trânsito, contou com a presença especial da tia Vavá, do boneco Didico, bem como dos bonecos habitáveis Vidinha e Ligadinho, que são os mascotes do Detran/RO. 

Pit stop com distribuição de panfletos e orientações foi realizado na avenida Calama

PARCERIA

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, realizou, também, ação educativa em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran. Na terça, os educadores do Detran participaram de uma ampla campanha educativa de divulgação quanto à  mudança de sentido da avenida Calama, em um curto período do dia, realizando pit stop para orientar motoristas sobre as alterações. A equipe também distribuiu panfleto educativo da Semana Nacional de Trânsito com o tema: “No Trânsito, Escolha a Vida!”

Semana Nacional do Trânsito

Realizada anualmente, de 18 a 25 de setembro, tem o objetivo de conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro. Sua ações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e a Escola Pública de Trânsito – EPT do Detran Rondônia realiza ações diversificadas sobre o tema, em todos os municípios do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo