Governo de Rondônia
27/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestra sobre câncer de mama é ministrada a servidores da Sepat

20 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra com oncologista alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do cãncer de mama

Para dar continuidade à campanha de conscientização Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o Governo do Estado promoveu na quinta-feira (19), no auditório da Escola de Governo, a palestra: “Câncer de Mama – Prevenção e Tratamento”, com o médico oncologista Rafael Horácio de Brito. O evento foi realizado por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat.

Ao representar o secretário da Sepat, o diretor executivo Davi Machado, falou sobre a importância da campanha de conscientização e do diagnóstico precoce, e relatou que sua mãe morreu em decorrência da doença. Lembrou que ‘outubro’ já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O cirurgião oncológico, Rafael Brito, ressaltou a importância do diagnóstico precoce alertando que, “para tumores com tamanho de um centímetro a chance de cura é de 95%; de um a dois centímetros é de 85%; de dois a quatro centímetros a chance de cura é de 60% e acima de quatro centímetros a chance de cura é de 30%, “quanto mais cedo o diagnóstico mais chance de cura”, afirmou.

O oncologista disse que em 2016 começaram as tabulações dos dados de novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo que no referido ano foram registrados 57 mil novos casos. Em 2023 a previsão é que sejam registrados 73 mil novos casos de câncer de mama, uma média de 40 pessoas com câncer para cada 100 mil/habitantes. Afirmou ainda que 8% das mulheres no Brasil vão ter câncer de mama e ressaltou a importância do diagnóstico precoce.

Diretor executivo da Sepat ressaltou a importância da campanha

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a campanha Outubro Rosa continua a desempenhar um papel importante na divulgação de informações sobre o câncer de mama e no incentivo à realização de exames preventivos.

A palestra teve como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama, abordando tópicos como os fatores de risco, sinais e sintomas, métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. O médico Rafael Brito apresentou dados atualizados sobre a incidência da doença, destacando a importância da realização regular da mamografia e do autoexame das mamas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo