Governo de Rondônia
28/04/2024

BEM-ESTAR

Palestra sobre boa convivência no ambiente de trabalho reuniu cerca de 100 servidores

15 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores recebem orientações sobre a convivência no ambiente de trabalho

Com o objetivo de promover a valorização, capacitação e a saúde dos servidores públicos, o Governo do Estado, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na quinta-feira (14), uma palestra sobre “A boa convivência no ambiente de trabalho”. O evento reuniu cerca de 100 participantes.

Para o governador Marcos Rocha, a realização desses eventos direcionados, mostra o empenho dessas instituições com o bem-estar e a capacitação dos servidores. “A boa convivência no trabalho é fundamental para que possamos trabalhar em equipe, superar os desafios e alcançar os resultados que o Estado precisa”, salientou.

A abertura da palestra ficou a cargo do ouvidor-geral do Estado, Erasmo Meireles, que realizou uma pequena introdução sobre a boa convivência no ambiente de trabalho, ressaltando a importância da resiliência nesse contexto. “Encarar a realidade, encontrar propósito na adversidade e ser criativo nas circunstâncias, são características de uma pessoa resiliente”,  evidenciou.

A psicóloga da Sedam, Meire Maranha, abordou os conceitos, a importância e benefícios das relações interpessoais no trabalho, além de dar dicas de como desenvolver habilidades como empatia, comunicação eficiente e feedback. Segundo ela, o relacionamento interpessoal é o processo de conhecer, interagir e criar laços com indivíduos ou um grupo, que pode ser influenciado por fatores como crenças, valores, personalidades e objetivos. “No ambiente de trabalho, é essencial que haja respeito, cooperação, confiança e harmonia entre as pessoas, pois isso reflete na qualidade dos serviços prestados à sociedade e satisfação dos profissionais”, afirmou.

A boa convivência no ambiente de trabalho é um fator essencial ao desenvolvimento de um serviço público de qualidade e a Ouvidoria-Geral do Estado, em parceria com os demais órgãos do Estado, continuará abordando temas pertinentes quanto à promoção da cultura de respeito e ética. O diretor presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/RO) , Luciano Brandão, pontuou a necessidade de um convívio permeado com educação e solidariedade no ambiente de trabalho, para a efetiva entrega dos serviços à população.

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos números 0800-647-7071, (69) 3212-8050 e também pelo WhatsApp (69) 3216-1015; e ainda pelos canais que funcionam 24 horas, e-mail ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br e portal Fala.BR.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Italo Luiz Fernandes
Fotos: Nicolly Galvão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo