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05/11/2024

PALESTRA

Ouvidoria Geral segue com a campanha de prevenção e combate ao assédio moral e sexual

29 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A campanha tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro e saudável

O Governo do Estado de Rondônia segue com a Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho, lançada em novembro de 2020, por meio da Ouvidoria Geral do Estado – OGE. Uma nova etapa da campanha foi realizada na terça-feira, 28, na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado – SOPH.

A nova etapa da Campanha apresenta o slogan “É proibido ser assediador”, e conta com a organização da Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, a iniciativa tem como objetivo conscientizar servidores, cidadãos e principalmente os gestores sobre a importância de reconhecer o problema e prevenir para ofertar um ambiente de trabalho saudável a todos os servidores.

Mais de 30 funcionários da SOPH estiveram presentes e puderam participar de uma roda de conversa, com enfoque no assédio moral e assédio sexual, bem como as suas particularidades, além dos debates foi realizado uma apresentação teatral voltada para o tema.

A psicóloga Meire Maranha, que também é servidora da Ouvidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, abordou acerca dos danos de assédio moral e sexual ao servidor e prejuízos para o serviço público. “O assédio moral pode se manifestar de várias formas, como humilhação pública, insultos, críticas exageradas, ameaças, isolamento, entre outras atitudes que visam diminuir ou desvalorizar o trabalhador. Já o assédio sexual é caracterizado por investidas, insinuações ou comentários de cunho sexual, que causam desconforto ou constrangimento ao trabalhador”, explicou.

Segundo a Ouvidora-Geral do Estado, Etelvina Rocha, para combater o assédio moral e sexual, é fundamental que as empresas adotem políticas claras de combate a esses comportamentos, além de promoverem treinamentos e campanhas de conscientização junto aos funcionários.

DENUNCIE
Os servidores vítimas de assédio devem entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Estado pela plataforma https://rondonia.ro.gov.br/ouvidoria/ ou pelo e-mail ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br e, ainda pelo telefone com ligação gratuita 0800 647 7071.


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Fonte
Texto: Italo Luiz Fernandes
Fotos: Italo Luiz Fernandes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores


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