Ouvidor Geral do Estado destaca avanços na educação

23 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

ouvidor_640x352As escolas estaduais de Rondônia vêm apresentando um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) satisfatório. Foi o que constatou Vicente Rodrigues Moura,Ouvidor Geral do Estado. Segundo ele, no início do governo, a Educação estava sucateada, mas agora através dos inúmeros investimentos que o Governo da Cooperação vem realizando através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), há um avanço presente na qualidade de ensino.

O Ouvidor observouque não só no Cone Sul,mas em todo o Estado, há uma preocupação da Seduc e das Coordenadorias Regionais de Ensino para um melhor atendimento quanto às vagas nas unidades escolares.

A grande demanda que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marizete Mendes de Oliveira, em Vilhena, no último dia 20, não está relacionadaà falta de vagas. Para a chefe da Seção Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena, Sebastiana Natalia Pacheco, todos os anos os pais acampam em frente daunidade escolar, pelo fato da mesma ter boa referência e por estar localizada no centro da cidade.

“Conseguimos contornar a situação e as vagas foram disponibilizadas para os que estavam na fila”, explicou acoordenadora, destacando que as escolas do Cone Sul estão se organizando por modalidade de ensino e o foco central é a melhoria na qualidade.

A gerente de Educação da Seduc, Ruth Carvalho, confirmou que as instituições que tiveram um fluxo maior de pais são as escolas consideradas centrais. Ela orienta aos pais ou responsáveis para que procurem as escolas que sejam próximas às suas residências. “Muitos pais se deslocam quilômetros de sua casa para matricular o filho em uma escola desejada. Isto não é necessário”, afirma a gerente de educação.

Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso