22/06/2024

EDUCAÇÃO e TRÂNSITO

Orientações sobre segurança no trânsito são fortalecidas para alunos de escolas públicas de Porto Velho

15 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do ensino infantil de Porto Velho receberam orientações sobre segurança viária

Com o intuito de colaborar na construção de um trânsito seguro para todos, em especial na educação de crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, na quarta (12) e quinta-feira (13), palestras interativas, por meio de apresentação de teatro, para alunos das escolas públicas de Porto Velho.

A ação teve a participação do boneco Didico, manipulado pela atriz e bonequeira Vavá Castro, juntamente à equipe de educadores da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Um total de 175 alunos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Esperança e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ronilza Cordeiro Afonso Dias receberam orientações sobre como andar com segurança quando estiverem no trânsito, utilizando corretamente os dispositivos de segurança.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento na educação de trânsito, realizado pelo Detran-RO, vai ao encontro da promoção de segurança, no direito de ir e vir da população rondoniense. “O conhecimento sobre segurança no trânsito, levado para sala de aula ao público infantil, traz sempre bons resultados. As crianças começam a chamar a atenção dos adultos quanto à obediência das leis, contribuindo para a segurança de todos”, salientou.

A vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims explicou que, as ações educativas nas escolas são importantes para a formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis, contribuindo assim, para a redução de sinistros e promovendo melhorias na vida de todos.

As ações educativas do Detran-RO estão fundamentadas na Resolução n° 1.000, de 14 de setembro de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece como mensagem principal em 2024, “Paz no trânsito começa por você”. O diretor-geral adjunto da Autarquia, Paulo Higo evidenciou que, as campanhas educativas do Detran, com foco na autorresponsabilidade, clamam pela paz no trânsito. Por isso, engajamos a campanha ao público em geral.

Por meio de teatro, educadores do Detran-RO realizam palestras interativas com alunos de escolas públicas

Dicas de segurança no trânsito para crianças

• Andar sempre pela calçada e acompanhado de um adulto;
  • Não utilizar fones de ouvidos quando andar na rua. Além de reduzir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;
  • Não sair correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas;
  • Durante a travessia, não ultrapassar correndo e nunca voltar para buscar objetos caídos no chão;
  • Atravessar a rua sempre na faixa de pedestre;
  • Olhar para os dois lados, duas, três, ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima, deixando claro a intenção de atravessar a via;
  • Ao desembarcar de um veículo, saia pelo lado da calçada, e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia; e
  • Nunca atravessar a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam os motoristas, a sua visibilidade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa

Cidadania, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito