Governo de Rondônia
28/04/2024

SEGURANÇA

“Operação Lei Seca” retira infratores das ruas de Porto Velho durante ação realizada no final de semana

30 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A “Operação Lei Seca” abordou 167 condutores em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO, realizou a Operação Lei Seca, abordando 167 condutores em Porto Velho, na sexta-feira (27). Durante a operação, foram identificados cinco condutores que dirigiam sob influência de álcool, resultando em medidas rigorosas. Três condutores foram conduzidos à delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime, igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

A Operação Lei Seca é uma ação nacional realizada por meio da Diretoria Técnica de Ações e Fiscalização de Trânsito – Dtfat, que combina educação e fiscalização, com o objetivo de salvar vidas, reduzindo e prevenindo sinistros causados pela combinação de álcool e direção.

O diretor técnico da Dtfat, Brenno Dionízio ressaltou a importância da operação, destacando que mais de cinco infratores foram retirados das ruas, potencialmente evitando acidentes graves e vítimas fatais. Enfatizou ainda que, a ação preserva a vida não apenas dos infratores, mas de todos que compartilham com ele as vias públicas.

Para o diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes, as operações da “Lei Seca” são essenciais para conscientizar os condutores e reduzirem sinistros de trânsito, salientando o perigo da mistura entre álcool e direção e, pontuou que, o consumo de álcool prejudica a concentração, atenção e reflexos dos condutores, elevando exponencialmente os riscos de sinistros, inclusive fatais. “O objetivo dessa ação é salvar vidas”, afirmou. As blitzes foram realizadas em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPtran, e agentes de trânsito do Detran/RO de Porto Velho e Candeias.

O condutor Pablo Mendonça de Oliveira compartilhou sua experiência de evitar o consumo de álcool, desde um acidente em 2016. Evidenciou o papel fundamental do Detran/RO na promoção da segurança no trânsito. “A Operação Lei Seca continua sendo uma ferramenta essencial na conscientização e fiscalização”, disse.

A chefe de equipe, Nádia Souza explicou o que acontece com os motoristas que são apanhados dirigindo sob influência de álcool. “De acordo com o CTB, quem desrespeitar a “Lei Seca” está sujeito a sanções administrativas e penais. A infração é considerada gravíssima e a penalidade consiste em multa de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos), e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Não vale a pena dirigir bêbado, pois a multa é cara e as consequências são sérias. Se beber, escolha outro transporte, como táxi, aplicativo, ônibus ou carona. Assim, você cuida da sua vida e de outras pessoas”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo