Governo de Rondônia
03/01/2025

CIDADANIA

Operação Documento atende população do Vale do Jamari de quarta a sexta-feira, dia 13

11 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Lidiane Ferreira colhe as digitais para seu primeiro RG

Lidiane Ferreira colhe as digitais para seu primeiro RG

“Assim que chegar meu RG, o meu pai vai abrir uma conta poupança pra mim”, disse Leidiane de Souza Ferreira, de 11 anos, ao fazer sua primeira carteira de identidade.

Mais de 260 moradores de Ariquemes fizeram carteiras de identidade nos dois primeiros dias, 9 e 10 de fevereiro, da Operação Documento realizada na região por intermédio de uma “força tarefa” do Instituto de Identificação com o apoio de vários órgãos do governo de Rondônia. A expedição da primeira e segunda via do documento se estenderá também a outros municípios da região do Vale do Jamari, como Cujubim (11), Buritis (12), Alto Paraíso (13).

O atendimento aos cidadãos que, por qualquer motivo não dispunham de carteira de identidade, ou haviam perdido e necessitavam tirar nova via, é uma ação social desenvolvida em conjunto pelas Secretarias de Segurança Pública (Sesdec), Ação  Social (Seas) e Secretaria Executiva Regional do Vale do Jamari com objetivo  de suprir a demanda  constatada no inicio do ano.

Nos municípios de Buritis, Cujubim e Alto Paraíso serão entregues 100 senhas de carteira de identidade, em cada localidade, com início do atendimento a partir da 8h e por ordem de chegada. De acordo com secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, outras ações de expedição de documentos serão realizadas na região conforme a necessidade, até que as obras do “Tudo Aqui” em Ariquemes seja concluídas. “Essa ação é uma das primeiras do quadriênio 2015/2018, e visa minimizar a grande procura que houve no inicio do ano”, explicou Reis.

Jane Dias Gonçalves Vieira, de 20 anos, mora em Theobroma. Informada pela cunhada sobre a operação documento e viajou para Ariquemes para conseguir o Registro Geral (RG). “Aproveitei o fim semana para passear e hoje vim tirar meu RG. Sem ele eu não consigo abrir uma conta poupança e também não posso nem tirar habilitação ou dar entrada em algum tipo de beneficio”.

O coordenador do Instituto de Identificação, Isaque Cabral, recomendou a todos que é importante renovar a carteira de identidade a cada 10 anos, pois é comum ocorrerem alteração na escrita e mudanças de aparência na fotografia no decorrer dos anos . “Há várias situações que o RG não é aceito com data de expedição maior que 10 anos, como por exemplo, viagens para o exterior, abertura de conta corrente e financiamentos quando o nome da mulher não está atualizado para o de casada ou de divorciada, e várias outras situações”, observa Cabral.

O secretário Executivo da Regional Vale do Jamari, Vânio Marques disse que a carteira de Identidade é um documento de extrema importância para todo o cidadão brasileiro, além de ser necessário para solicitação de outros documentos. Sem o RG não é possível abrir conta em banco, prestar concurso público, entre tantos outros fatores. “Não há uma idade mínima para tirar o documento, que pode ser expedido a qualquer tempo”.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com o  Secretário Executivo da Regional Vale do jamari, a programação prossegue até 27 deste mês, exceto na semana do carnaval de 16 a 20 de fevereiro.

Quarta-feira, 11/02 – Buritis – Fórum, na sala do Tribunal do Juri.

Quinta-feira , 12/02  –  Cujubim –  Prefeitura, no Gabinete do Prefeito

Sexta-feira, 13/02 – Alto Paraiso – Prefeitura, na sala de Assistência Social.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para solicitar a emissão da carteira de identidade o interessado que for solteiro deve informar o estado civil, apresentar a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada por tabelião) e CPF (opcional). Os casados, a certidão de casamento original (ou cópia autenticada por tabelião). Em qualquer dos dois casos, a pessoa deve entregar três fotos 3×4.

Se o requerente for menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável e este deverá apresentar um documento oficial com foto.

A primeira via do RG é expedida gratuitamente. No caso da segunda via, o requerente deve apresentar a ocorrência de furto. Caso não disponha da ocorrência fará o recolhimento bancário de uma taxa de R$ 82,84.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Suely David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo