Governo de Rondônia
25/12/2024

SEGURANÇA

Operação Brasil foi positiva para Rondônia

14 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

sesdec-df-03

O secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, definiu como positivos os resultados da terceira edição da Operação Brasil Integrado, realizada nos dias 4 e 5 deste mês em 20 estados do país – nove do Nordeste e 11 da faixa de fronteira. A avaliação foi feita em Brasília com outros secretários de segurança, na sede do Ministério da Justiça.

Segundo Antônio Reis, o maior ganho para Rondônia foi a integração das forças de segurança pública e demais órgãos fiscalizadores envolvidos. “Foi um sucesso. Tivemos apreensões de drogas e veículos, e a desarticulação de quadrilhas. Os principais crimes de fronteira foram combatidos”, disse.

 

Estratégias

No encontro, do qual também participou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foram debatidas estratégias para expandir o trabalho preventivo integrado para todo o Brasil. Os secretários de segurança comentaram os resultados da integração, e, também, pontos que precisam ser aprimorados para as próximas operações. Os gestores concluíram que é necessário concentrar as ações, principalmente, no combate ao tráfico de entorpecentes, na redução das taxas de homicídios e explosões de caixas eletrônicos.

 

Integração

 

O ministro José Eduardo Cardozo destacou que a atuação integrada entre as forças policiais deve ser um esforço dos estados e da União e que, para isto, devem deixar de lado os entraves políticos e partidários. “Com o que foi demonstrado na Copa do Mundo e nas ações integradas recentes, comprovamos que podemos apresentar resultados concretos no combate ao crime organizado”, explicou.

sesdec-df-01

A reunião foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), e contou com representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército. “Têm sido ações muito bem sucedidas e com resultados expressivos. Vamos discutir o trabalho com os demais estados para ampliar a atuação em todo o país”, destacou a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Resultados

Em Rondônia, foram apreendidos 125 quilos de drogas, (97 quilos de maconha e 28 quilos de cocaína), 17 armas de fogo, 164 munições, 20 veículos, além de 32 pessoas presas.

 No total geral, nas regiões atendidas, foram apreendidas cerca de cinco toneladas de drogas, 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 427 veículos. Também foram presas 436 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados.

Participaram da ação nacional mais de 20 mil profissionais de Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Ibama, entre outras instituições de estados do Nordeste e da fronteira.

As equipes trabalharam em esquema semelhante ao executado na Copa do Mundo, utilizando os Centros Integrados de Comando e Controle nacional e regionais dos estados que sediaram a Copa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz e Sesdec
Fotos: Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo