Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

PALADAR

Oficina de degustação de café alerta produtores e consumidores sobre qualidade na 4ª Rondônia Rural Show

28 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Elias Generoso fala sobre o café para produtores

Elias Generoso fala sobre o café para produtores

A qualidade do café consumido em Rondônia está sendo colocado à prova nas oficinas de degustação do produto durante a 4ª Rondônia Rural Show, evento idealizado e organizado pelo governo estadual que ocorre até sábado (30), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

O objetivo das oficinas é despertar o interesse do cafeicultor em melhorar a qualidade da produção e de motivar o consumidor a ser mais exigente no momento da aquisição do produto no comércio varejista.

Da cultura brasileira, o consumidor opta pelo café mais barato nas gôndolas dos comércios varejistas. “É exatamente esse o ponto que discutimos. O brasileiro tem café de qualidade e precisa reaprender a produzir e a consumir a bebida”, ensina o mineiro Elias Generoso, o degustador e classificador de café convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/RO) a promover a oficina.

“A qualidade do produto final à mesa do consumidor está relacionada desde a colheita à embalagem. O clima, o solo, a torrefação e a moagem também estão inseridas neste método para se ter um café de qualidade”, explica outro palestrante, o também degustador classificador de café, o capixaba Rondinelio Sartori.

Durante a oficina, os palestrantes explicam com detalhes as diferenças dos cafés comercializados país afora. “Despertamos no espectador a comparação dos aromas, doçura, corpo e sabor”, detalha Elias Generoso, ao aplicar uma avaliação sensorial aos participantes da oficina.

Vanilton

Vanilton Rocha é produtor de café em Nova União

Produtor de café na linha 40, lote 6, gleba 20H no município de Nova União, Vanilton Alves da Rocha disse que entendeu bem a mensagem na oficina. “Esta oficina me ajudou a ver que posso e devo melhorar a qualidade da produção lá no sítio”, disse o produtor de café conilon.

“É importante perder um dia de serviço e participar de oficinas e capacitações, pois o conhecimento é que nos ajuda a melhorar a produção e a condição de vida”, afirmou Abceli Buenos Aires, também produtor de Conilon na região de Nova União. “Antes café pra mim era tudo igual”, ressaltou Abceli.

O coordenador das oficinas de café promovidas pelo Sebrae/RO, Cléris Kussler, informa que a iniciativa de ofertar essa capacitação durante a 4ª Rondônia Rural Show tem a finalidade de provocar duas reações: no produtor, o interesse pela melhoria da produção já que existe mercado; e no consumidor, que este seja mais exigente na aquisição do produto no mercado varejista.

“O café une pessoas. E para unir pessoas a qualidade dele é essencial”, reforçam os palestrantes degustadores. O café tem praticamente 0% de calorias, é composto por 95% de cafeína, além de conter vários minerais e ser uma fonte de antioxidantes. Rondônia é o quinto produtor de café do Brasil e o segundo maior produto de robusta, segundo informa a Câmara Setorial do Café no estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Convênios, Cultura, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe