Governo de Rondônia
27/04/2024

PESQUISA

Novos membros do Conselho Curador da Fundação de Pesquisa de Rondônia são empossados

28 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Conselho Curador tomou posse para o biênio 2023-2024

A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero empossou o novo Conselho Curador para o biênio 2023-2025. Tendo como presidente a professora e pesquisadora do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Viviane Barrozo da Silva, doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no Rio Grande do Sul com pesquisas nas áreas de Ilhamento; Rede Neural; e Geração Síncrona.

A escolha da presidência do Conselho Curador foi feita pelos próprios membros. Composto por 13 especialistas, o Conselho Curador é formado por profissionais escolhidos pelo governador, setor produtivo, instituições de nível superior públicas e privadas e da Assembleia Legislativa, e a nomeação dos seus membros consta no Decreto n° 28.032 de 13 de abril de 2023, no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Prestes a completar 12 anos em 25 de julho de 2023, a Fundação Rondônia tem em seu Conselho Curador, a função de supervisionar o desempenho da gestão da Fapero, cabendo-lhe manifestar-se sobre a proposta orçamentária, plano de ação e prestação de contas anual da instituição, com o objetivo de realizar trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, prestação de serviços técnicos especializados e apoio técnico-administrativo e financeiro à comunidade, por meio de projetos e programas de trabalho desenvolvidos em parceria com organizações públicas e privadas.

O presidente da Fundação Rondônia, Paulo Renato Hadadd parabenizou a escolha da nova presidente, “estendo os votos aos 25 membros titulares e suplentes que compõem o Conselho Curador da Fapero com mandato de dois anos”,  destacou.

A presidente do Conselho Curador, Viviane Barrozo salientou a importância da instituição para o desenvolvimento da pesquisa científica na Amazônia. “É importante discutir demandas do setor em um momento de crescimento, jamais visto do nosso Estado, além da parceria institucional com a academia (instituições de ensino, pesquisa e extensão). O desenvolvimento científico e tecnológico devem ser as matrizes do Conselho Curador”, afirmou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a relevância da Fundação Rondônia e na indicação dos nomes para compor o Conselho Curador. “Desde 2019, buscamos avançar no desenvolvimento da ciência em Rondônia, por meio dos programas e projetos da Fapero”, ressaltou.

Segue lista: MEMBROS DO CONSELHO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: Assessoria Fapero
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo