Governo de Rondônia
19/04/2024

CONTRA QUEIMADAS

Novos equipamentos reforçam as ações do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais em Rondônia

15 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Equipamentos entregues vão reforçar as ações do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entregou, nesta quinta-feira (15), equipamentos de combate a incêndios ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO). A entrega ocorreu no pátio da Sedam em Porto Velho.

De acordo com o secretário adjunto da Sedam, coronel Demargli da Costa Farias, os equipamentos, um total de 30 coletes e bombas costais, vão potencializar as ações do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, sendo esse reforço também priorizado pelo governador Marcos Rocha. “O Corpo de Bombeiros já faz um trabalho significativo, e, atuando em parceria, o Estado pode dar uma resposta mais efetiva no combate aos incêndios florestais”, ressaltou.

Segundo o Decreto federal nº 10.735, as queimadas controladas, aquelas que precisam de autorização da Sedam e ainda tomando todos os cuidados necessários com a realização de aceiros como forma eficaz de contenção de incêndios evitando o possível alastramento nas propriedades vizinhas, estão proibidas pelo período de 120 dias, com ressalvas específicas.

Para o subcomandante do CBMRO, coronel Lindoval Leal, “esses equipamentos chegam em boa hora para somar com o que o Corpo de Bombeiros já tem. Estamos atuando no enfrentamento as queimadas nesse período”, salientou afirmando ainda que “foi feito um planejamento para atuar em todos os pontos críticos com seis brigadas itinerantes e mais brigadas específicas operacionais nas bases do Corpo de Bombeiros espalhadas pelo Estado. Usamos bombas costais, abafadores, sopradores, além de outros equipamentos para amenizar esse problema que tanto aflige os rondonienses”, complementou.

Equipamentos serão utilizados no combate aos incêndios florestais 

Outro trabalho feito pela Sedam no enfrentamento as queimadas é em relação a prevenção. “Estamos trabalhando para adquirir outros equipamentos, para somar com os que o Corpo de Bombeiros já tem e que vão reforçar a atuação também da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam, que tem um trabalho mais preventivo no sentido de diminuir o percentual de focos de incêndio que possam ocorrer em Rondônia”, destacou o secretário adjunto da Sedam.

Segundo a coordenadora de educação ambiental (Ceam), Maricélia Cantanhede, essa entrega de equipamentos faz parte das ações de prevenção às queimadas. “Temos percorrido todos os municípios de Rondônia, articulando parcerias e organizando junto aos municípios as campanhas de prevenção para que sejam efetivas tanto nas zonas urbanas quanto nas rurais, levando dados de focos de calor da Coordenação de Georreferenciamento (Cogeo) para uma atuação direta, mas regiões mais afetadas pelas queimadas”, explicou.

*Contém áudio para rádios nas palavras destacadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo