Governo de Rondônia
28/03/2024

INFORMAÇÕES VIRTUAIS

Novo site da Sedam facilita consultas para ambientalistas, empreendedores, cientistas e outros públicos em Rondônia

12 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

vilson-salles-sec-sedam-1

Secretário Vilson Machado (d) apresenta o novo site elaborado com divisões de categorias

Acessível a todos e dividido em categorias, está na internet o novo site da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam): www.sedam.ro.gov.br

A nova ferramenta atende a diversos públicos, especialmente empreendedores, produtores rurais, universitários, cientistas e ambientalistas em geral.

Nele estão armazenados estudos técnicos e científicos que orientam projetos de atividades econômicas em todas as regiões do estado, conforme anunciou nesta segunda-feira (12) o secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado.

Dois anos depois do início da organização, dados e informações do site aparecem em tela mais clean [limpo]. Nele  há relatórios diversos e o novo módulo do zoneamento socioeconômico e ambiental do estado (ZSEE), com o arquivo shapefile [formato popular de arquivo contendo dados geoespaciais em forma de vetor usado por Sistemas de Informações Geográficas também conhecidos como SIG].

Usando o portal, o empreendedor evita entrar em unidades ambientais ou parques. O site tem todas as feições e áreas do zoneamento. “Nesse sistema, o usuário poderá ter a confirmação da zona em que se encontra o lote rural onde ele pretende iniciar sua atividade”, explicou o secretário.

“As coordenadorias apresentam todo o instrumental necessário para o bom andamento dos processos administrativos, o que facilita ao usuário a otimização no momento em que licencia a sua atividade”, comentou Vilson Machado.

site-da-sedam

Clareza nas informações facilita a consulta ao usuário

PROGRAMAS

São acessíveis também os programas de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado (PDSEAI), cujos recursos não reembolsáveis são do Fundo Amazônia, e Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, Pro-Gestão.

Também estão disponíveis endereços, nomes de responsáveis e contatos (por e-mail e telefone) dos 15 escritórios da Sedam no interior do estado.

“Este novo site é o primeiro passo para oferecer, em médio prazo, todos os serviços online”, disse o secretário.

O usuário fará seu cadastramento e protocolos no formato digital, obtendo toda documentação necessária para  o cadastro ambiental rural, plano de manejo, outorgas diversas e licenciamento para atividade de piscicultura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ademilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo