16/05/2024

DESENVOLVIMENTO

No Fórum de Prefeitos e Vereadores, Governo anuncia recurso e estratégias para tornar Rondônia modelo de desenvolvimento no Brasil

17 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia tem potencial para ser modelo de desenvolvimento no Brasil

Transformar os sonhos da população dos 52 municípios em políticas públicas eficientes. Foi com essa proposta que o Governo de Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (17), em Porto Velho, a abertura do Fórum de Prefeitos e Vereadores, que acontece durante todo o dia, com uma série de palestras para traçar novas oportunidades de desenvolvimento, considerando as necessidades de cada cidade.

‘‘Rondônia era em 2019 um Estado que tinha tudo para dar errado, com déficit orçamentário de R$ 420 milhões, chegamos esse ano com R$ 826 milhões em superávit, colocamos esse recurso nos 52 municípios, realizando obras que antes eram só sonhos. E o Estado deve ter mais de R$ 1 bilhão para o próximo ano’’, anunciou o governador Marcos Rocha.

Marcos Rocha destacou o novo panorama de desenvolvimento de Rondônia com investimento do Governo aos municípios por meios de projetos do Governo, a exemplo do “Tchau Poeira”, “Governo no Campo”, “Governo na Cidade”, Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe) e os de assistência à população mais vulnerável.

O chefe do Poder Executivo quer incentivar e ajudar os gestores municipais a se credenciarem, e assim terem acesso a todos os benefícios que o Estado têm disponibilizado para os rondonienses, além de traçar em conjunto novos projetos. Para o governador, Rondônia tem potencial para ser modelo de desenvolvimento no Brasil e também possui condições para destacar-se internacionalmente.

‘‘Podemos ser modelo na Educação, já temos a melhor da região Norte e a 6º melhor do país, podemos ser modelo em preservação, pois somos grandes produtores de alimentos; o valor bruto de Produção Agropecuária de Rondônia saltou de R$ 9.8 bilhões em 2019 para R$ 19 bilhões em 2021, e ainda assim mantemos 57% das áreas preservadas. Podemos mostrar para o Brasil e para o mundo que somos modelo em união para o desenvolvimento’’, disse Marcos Rocha.

É grande a expectativa do Governo de Rondônia de que o fórum aproxime Estado e municípios em um novo momento, onde um pacote de ações se fortaleça para benefício dos rondonienses.

”É um fórum importantíssimo, o Governo de Rondônia mais uma vez acertou ao promover esse momento para ajudar os municípios. A população de Pimenta Bueno já é grata ao Governo pelo ‘Tchau Poeira’ que levou asfalto urbano e o ‘Governo na Cidade’ que revitaliza espaços públicos de lazer”, afirma o  prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araujo de Lima

Secretários estaduais e convidados do Poder Executivo Estadual vão apresentar durante todo o dia de hoje estratégicas de como alavancar o desenvolvimento do Estado por meio de palestras direcionadas ao público composto por prefeitos, secretários municipais, deputados, vereadores e representantes de órgãos de controle.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça