Governo de Rondônia
18/04/2024

ACERVO CULTURAL

Museu da Memória Rondoniense representa o Estado na 19ª Semana Nacional de Museus

18 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Museu da Memória Rondoniense reúne mais de meio século de história institucional, pois herdou os acervos do antigo Museu

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), participou entre os dias 17 e 21 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus, que abordou o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. O evento ocorreu de forma remota e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Governo Federal, com o objetivo de promover, divulgar, organizar e valorizar espaços que se destinam ao estudo e conservação do patrimônio cultural.

O Museu da Memória Rondoniense participa desse evento nacional desde a 2ª edição, e neste ano, buscou a aproximação do público com a promoção de lives e exposições virtuais, que seguem disponíveis até o dia 21 de junho, pelo site oficial do evento.

Nas mostras, as temáticas exploradas foram pensadas para aproximar e envolver o público, combinando fotografias e animações, com o intuito de possibilitar a melhor experiência na visualização de parte do rico acervo do museu. O Museu da Memória Rondoniense reúne mais de meio século de história institucional, pois herdou os acervos do antigo Museu Territorial de Rondônia.

Durante o evento, a equipe do museu preparou cinco mostras, abordando sobre as “Memórias da Semana de Museus”, “Museu, antes e agora: caminhos e contrastes”, “Comunidades no novo milênio”, “Velho? Fósseis e ossos digitais” e “Pedras a óleo, exposições naturais”. Houve mais de 800 visualizações nas mostras da 19ª Semana Nacional de Museus, onde além do Brasil, internautas dos Estados Unidos, Portugal e Suécia também acompanharam as mostras.

Nesta edição, o intuito foi buscar a aproximação do público com a promoção de lives

O visitante pôde se envolver na visualização das edições anteriores da Semana Nacional de Museus, passeando pelas temáticas abordadas nos 19 anos de realização, percorrendo prédios nos quais o museu esteve alocado ao longo de sua história, observando em até 360º (graus), artefatos do acervo de cestarias e cerâmicas, conhecendo peças da coleção óssea com ferramentas que possibilitaram relacionar a peça com o animal correspondente, além de complementar composições de obras artísticas em cores e tons que se comunicam com rochas e minerais do acervo geológico.

De acordo com a diretora do Museu da Memória Rondoniense, Liliane Sayonara, durante a participação na 19ª Semana Nacional de Museus, o local promoveu uma reflexão sobre a importância de resgatar o passado para pensar e construir o futuro. “Em Rondônia, fomos a instituição que propomos o maior número de atividades nesta edição do evento, onde foram realizadas quatro lives e cinco amostras”.

Liliane argumenta que as mostras foram apresentadas de forma dinâmica, com animações de peças do acervo do museu, mostrando perspectivas da trajetória da história do Museu da Memória Rondoniense, nos espaços físicos que ocupou nas últimas sete décadas, além das edições anteriores do evento.

“A 19ª Semana Nacional de Museus ainda está disponível e todos aqueles que têm curiosidade em conhecer nosso acervo cultural e as mostras culturais podem acessar o link”, convida a diretora do Museu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Gabriel Metran e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo