Governo de Rondônia
19/04/2024

PALEONTOLOGIA

Museu da Memória Rondoniense expõe fósseis de mega mamíferos durante todo o mês de novembro

17 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O acervo paleontológico do Museu da Memória Rondoniense é composto por fósseis de mega mamíferos – como mastodontes, que são fósseis relacionados a mamutes, toxodontes que hoje seriam próximos ao hipopótamo e esqueleto de preguiça gigante. Esse acervo será exposto no Museu durante todo o mês de novembro com entrada franca.

Os fósseis foram incorporados ao acervo do Museu através de atividades garimpeira nas décadas de 1980 e 90 e atualmente conta com 200 peças paleontológica. “Nós pretendemos mostrar todo o acervo que temos no Museu, mas ainda não temos espaço suficiente. Temos um lado esquerdo de uma preguiça gigante que chega a seis metros de comprimento, mas quer vai poder ser mostrado somente após a reforma”, diz Ednair Rodrigues, diretora do Museu.

A diretora explica que com esses fósseis é possível notar que Rondônia teve um ambiente semelhante ao da África, em relação a fauna. “Esses animais foram totalmente extintos e temos aqui no Museu. A população precisa ter conhecimento da riqueza que temos”, ressalta a diretora.

Também será possível ver fósseis de crocodilo, várias espécies de peixe como pirarara, boto e peixe boi. O acervo público fica dentro da reserva técnica do Museu e é consultado por estudantes e pesquisadores. Para consulta é preciso agenda prévia. Mas com a exposição serão expostos para toda população o acervo animal e vegetal.

O Museu da Memória Rondoniense é ligado a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e está situado na rua D. Pedro II, no antigo Palácio Presidente Vargas, com horário de atendimento das 9h às 17h de terça a sexta-feira e no sábado das 9h às 15h.

Leia mais:

 Acervo, arquitetura e mobilidade têm prioridade em projeto de restauração do Museu da Memória Rondoniense

 Museu da Memória Rondoniense abre oficina de captação de recursos para projetos culturais em Porto Velho

 Acervo do Museu da Memória Rondoniense proporciona viagem pela história regional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Ecologia, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo