28/04/2024

SINALIZAÇÃO

Município de Rolim de Moura recebe “Projeto de Sinalização de Trânsito” e ações educativas

14 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Implantação da sinalização vertical e horizontal no cruzamento da Avenida Cuiabá com a Rua Barão de Melgaço

O Projeto de Sinalização de Trânsito, que foi organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) para o município de Rolim de Moura, começou a ser executado no início do mês de novembro. Ações educativas estão sendo realizadas pelas equipes de educação e fiscalização da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), com o objetivo de garantir a segurança da população.

Detran/RO realiza ações educativas para orientação de condutores quanto às mudanças das vias

De acordo com o diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, a parceria entre o Detran/RO e Prefeitura de Rolim de Moura visa melhoria do trânsito no município. “Foram liberados recursos de mais de um milhão de reais para a implantação de sinalização horizontal e vertical, por meio de convênio entre Detran/RO e prefeitura. As ações de regularização das normas de circulação, realização de campanhas educativas e implantação de sinalização na cidade, já estão acontecendo. O objetivo é reduzir o alto índice de sinistros no município, preservando vidas e promovendo a segurança viária”, ressaltou.

O Projeto de Sinalização de Trânsito é executado por meio da Diretoria Técnica de Engenharia de Tráfego (Ditet). De acordo com o diretor Fábio Batista, a sinalização vertical e horizontal no cruzamento da Avenida Cuiabá com a Rua Barão de Melgaço, no Bairro Planalto, foi implantada pela Coordenadoria Municipal de Trânsito de Rolim de Moura, indicando a mudança. “Os condutores devem manter a atenção à sinalização e os limites de velocidade no perímetro urbano”, enfatizou.

A prefeitura de Rolim de Moura fará a instalação de aproximadamente 50 rotatórias e outros dispositivos de gerenciamento de tráfego em vários cruzamentos, na região central e em outros pontos estratégicos, que deve ter início nos próximos dias, além da sinalização vertical e horizontal em várias vias do município. “As mudanças estão de acordo com o plano que o Detran/RO elaborou, e que deve transformar o trânsito do município, tornando-o mais seguro para todos”, salientou Fábio Batista.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Como parte do projeto de alteração das vias, a equipe de educação e fiscalização de trânsito do Detran/RO, Regional da Zona da Mata, realiza ações educativas e de orientação aos condutores, nos locais onde houve mudanças; com pit stops e paradas educativas. O assessor da Regional, João Batista Silva afirmou que, “estamos orientando os condutores sobre as alterações que estão em curso, e assim contribuímos para a segurança dos munícipes. Vamos acompanhar todas as ações, de forma a comunicar o maior número de condutores possíveis, a fim de que se adaptem às novas normas de circulação”, destacando ainda que, o Ministério Público também tem um papel essencial para as mudanças, e tem dado apoio às ações do Detran/RO e da Prefeitura de Rolim de Moura.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: João Batista da Silva

Cidadania, Convênios, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito