Governo de Rondônia
27/04/2024

ACAMPAMENTO VERDE

Moradores do Distrito de Nova Mutum serão atendidos pelo Projeto Acampamento Verde

16 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Mais uma edição do projeto Acampamento Verde será realizada

Com objetivo de realizar atividades relativas ao desenvolvimento socioambiental, envolvendo ações de educação ambiental, intervenção, mobilização social e comunitária de prevenção e combate às queimadas, o Governo de Rondônia realiza no próximo sábado (18), no Distrito de Nova Mutum, o Projeto Acampamento Verde. A programação será realizada na EEEFM Nossa Senhora de Nazaré – Extensão Estudo e Trabalho e atende às orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, que incentiva os cuidados com a preservação. 

O evento tem a iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e organizado pela Coordenação de Educação Ambiental – Ceam, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar de Rondônia, Corpo de Bombeiros Militar, Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável, Jirau Energia, Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU e de uma universidade particular. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Acampamento Verde capacita as pessoas a fazerem mudanças positivas em relação ao meio ambiente, tornando-se uma referência em sua área de atuação. “A participação ativa da comunidade é crucial, pois quando os moradores locais se envolvem e veem os benefícios alcançados, tornam-se defensores ativos da causa ambiental. Isso não apenas fortalece o projeto, mas também promove uma mentalidade de responsabilidade compartilhada em relação ao meio ambiente”, disse.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos salientou que, o Projeto Acampamento Verde é uma iniciativa que visa promover a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a preservação da natureza. “Sua importância consiste na criação de um espaço dedicado à educação ambiental, proporcionando experiências práticas e teóricas sobre conservação, reciclagem, preservação de ecossistemas e práticas sustentáveis. O envolvimento da comunidade local, organizações ambientais e educacionais, oferece uma plataforma para atividades práticas e outras iniciativas que incentivam a conexão das pessoas com a natureza”, ressaltou.

A coordenadora da Ceam, Deigna Lais Oliviak, destacou que, a programação vai oferecer emissão da 1ª e 2ª vias  de Carteira de Identidade, atendimento e orientação jurídica, consulta preventiva e curativa em Odontologia, tratamento de dor, realização de testes rápidos Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientação psicológica, espaço para educação ambiental kids a atendimento farmacêutico para prescrição e dispensação de medicamentos. “O cronograma de atividades programadas contempla as temáticas a serem trabalhadas com a população da região e incluem recursos naturais, recursos hídricos, desmatamento e queimadas, através de palestras rodas de conversas e educomunicação”, finalizou. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Ecologia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo